segunda-feira, 14 de março de 2011

AVIVAMENTO - LIÇÃO 1: UMA NECESSIDADE DA IGREJA

Este mês n[os vamos ranscorrer sobre um assunto que considero de vital importância para os crente contemporâneos; O Avivamento...  Vamos falar através de 13 lições os principais pontos a despeito deste assunto; Que o Espírito Santo possa falar melhor aos nossos coraões...

O Avivamento podemos dizer que seja: Deus trazendo  ao seu povo graça e dinamismo, através do poder do Espírito Santo para produzir frutos através dos dons Espirituais;
A igreja ou o crente é sempre avivado quando os mesmos buscam a Deus na Oração, com joelhos dobrados e olhos marejados; juntamente com coração quebrantado...

Texto de Referência:
 Tenho porém contra ti, que abandonaste o primeiro amor.        Ap. 2.4

Na carta a Igreja de Éfeso, o Senhor Jesu exorta aos crentes que haviam esfriado na fé a voltarem ao primeiro amor. Por que muitos crentes deixam esfriar a essência do primeiro amor? Por que muitos se acomodam? É necessário a igreja estar buscando sempre a excelência do Avivamento genuíno da parte de Deus; Mas afinal o que é avivamento? Antes de prosseguirmos precisamos entender bem o termo  Avivamento; Avivar significa Reanimar, Dar Vida ou seja é renovação de vida...
O avivamento genuíno está firmado em três bases que vale a pena ressaltar: Estudo da Bíblia, oração e Arrependimento. Está afirmação é certa primeiro porque Deus está comprometido com a sua palavra, e posso sem sombra de dúvida afirmar aqui que não há avivamento sem a palavra e o quebrantamento de coração do ser humano.
Não podemos então separar estes três pontos, pois palavra sem oração pode resultar em mero inteletualismo. Oração sem arrependimento de pecados não produz nenhum efeito, e arrependimento sem um confronto com a Bíblia é impossível, pois é ela que nos mostra nossas falhas e fraquezas enquanto o Espírito Santo nos convence.

Veja o que diz o texto a seguir: 
E se o meu povo que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei seus pecados e sararei a sua terra.  2 Crônicas 7.14.

Isto é Avivamento...

O Avivamento além de tudo, traz Ressurreição Espiritual que é justamente, o que estava acontecendo com a igreja de Éfeso, precisava de uma ressurreição espiritual.
Segundo o dicionário do MEC, o termo avivar significa apressar, reanimar-se, cobrar o ânimo e vigiar.  No grego, temos os seguintes vocábulos: Lampryno, que significa claro ou brilhante ou ainda manifestar-se esplêndido ou Ayksesis traduzido como ação de sobressair-se, crescimento e ampliação. Em um sentido mais teológico significa um retorno a vida em todos os sentidos, em toda sua plenitude. É ter vida abundante, conforme João 10.10. Avivamento é uma ressurreição, um levantamento espiritual.
O avivamento incendeia a igreja que por sua vez incendeia o mundo. Quando a igreja esta avivada ela prepara o caminho do Senhor, endireita as suas veredas e toda a terra vê a salvação de Deus.  (Lc.3.4-6);
No avivamento, as torrentes de Deus descem sobre os sedentos e as multidões se convertem. Daí a necessidade de os crentes e a igreja viverem uma vida avivada, vivenciando a plenitude do Espírito Santo...Não há outra saída para o crente vencer as hordas de satanás, a não ser pelo Espírito Santo e uma vida cheia da unção de Deus...
Nossa sociedade está falida moralmente e barbarizada com tantas atrocidades que fazem das nossas cidades palcos da insegurança e do horror. As famílias vem sendo esmagadas debaixo do tacão cruel de ideologias corrosivas e letais, que arrastam as pessoas para uma ética relativa e situacional. O mundo está submerso na angústia e em total desesperança. O Avivamento restaura a esperança dos crentes em relação a esse contexto social. O avivamento traz de volta a vida e a esperança nessa sociedad corrompida e perversa. Novos conceitos e idéias liberais não trazem crescimento sadio ao corpo de Cristo e tão pouco avivamento a igreja;
A igreja é um organismo vivo, e se ele esta sadio, isso significa que todos os órgãos estão funcionando bem. O verdadeiro avivamento terá o mesmo efeito no corpo espiritual, que é a igreja. O mundo precisa de pessoas espiritualmente sãs e que tenham um colírio espiritual para poder mostrar a essa geração os seus pecados, defeitos e temores, e poder assim saciar a sede da mesma. O corpo de Cristo precisa estar são para defender-se do destruidor.Infelizmente esse ingrediente do Avivamento é ignorado por muitos; o crente forte e sadio também terá desejos e relacionamentos beneficos à sua saúde física e emocional. (Gl. 5.22).
Podemos concluir que, a igreja que fará parte do arrebatamento  será constituída de um povo aguerrido, ungido e que estará  fazendo a grande diferença aqui na terra. (Ml.3.18) Tal igreja será cheia do Espírito Santo com os joelhos calejados de oração... Que Deus vos abençoe e até a próxima...

sexta-feira, 11 de março de 2011

ESBOÇO PARA MENSAGEM - TEMA: MEUS PLANOS NAS MÃOS DE DEUS

TEMA: MEUS PROJETOS NAS MÃOS DE DEUS
DIVISA: ONDE ESTÃO SEUS PROJETOS?
TEXTO DE REFERÊNCIA: Genesis 14.1-4




INTRODUÇÃO:

1 Lugar: destacando a narrativa bíblica.
“A narrativa Bíblica destaca a história de Abrão; um homem que foi chamado, vocacionado por Deus, para que através dele a obra de redenção do homem do pecado tivesse início.
Transcorrer sobre a Vida de Abrão, destacando:

*A CHAMADA
*COMO ABRÃO ATENDEU AO CHAMADO DE DEUS
* E PÔS A SUA FÉ EM PRÁTICA

INICIANDO A MENSAGEM

O tema da campanha fala sobre Planos e projetos nas mãos de Deus.
Mas o que venha ser Planos e Projetos nas mãos de Deus?

Salmo 37.5
“Entrega o teu caminho ao Senhor, confia Nele, e Ele tudo fará.

1) Os meus projetos devem estar baseados na vontade Deus para a minha vida. Entregar o caminho é abdicar dos meus conceitos, abrir mão dos meus projetos, se necessário for, para que os mesmos estejam na vontade diretiva de Deus.

OBSERVE O TEXTO
Gênesis 12.1
“Ora, o Senhor disse a Abrão: Sai-te da tua terra, e da tua parentela, e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei.”

*ABRÃO TEVE QUE SACRIFICAR; TEVE QUE ABRIR MÃO DE ALGO QUE O MESMO ACHAVA IMPORTANTE PARA VIVER OS PLANOS DE DEUS.

2) para viver os projetos de Deus tenho que me esforçar.

*É preciso agir (Sair da Inércia)

OBSERVE: JOSUÉ 1.9
‘Não te mandei eu? Esforça-te e tem bom ânimo; não pasmes nem te espantes, porque o Senhor é contigo, por onde quer que andares.”

É necessário agirmos para vermos a Glória de Deus em nossas vidas. Quando tomamos uma posição de nos levantar-mos diante das dificuldades, Deus entra conosco nas pelejas e não há nada e ninguém que possam nos deter.

*Talvez você nesta noite já tenha perdido os seus sonhos
*Quem sabe você não esta como Lázaro, dentro de um túmulo, sem vida, e sem expectativa de viver.
*Quero te dizer nesta noite que Deus vai mudar o quadro da sua vida hoje, aqui neste lugar.
*Deus esta derramando uma unção de renovação sobre a sua vida e os seus sonhos Deus esta trazendo à tona novamente prá você.

*Falar sobre planos frustrados

Mt. 16.18 “Pois também eu te digo que tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra Ela”.

REFLEXÃO: DOIS AGRICULTORES SÃO CHAMADOS POR DEUS, E DEUS DIZ AOS MESMOS QUE IRIA DERRAMAR CHUVA SOBRE A TERRA:
UM VAI PARA O CAMPO E PREPARA A TERRA PARA RECEBER A CHUVA
O OUTRO SE PREPARA PARA AGUARDAR A CHUVA DESCER.

*AFINAL DE CONTAS, QUEM REALMENTE ACREDITOU NA PROMESSA DE DEUS?

O QUE EU POSSO FAZER, DEUS NÃO VAI FAZER POR MIM. TENHO QUE IR PREPARAR A TERRA E AGUARDAR A CHUVA DESCER.

*VOCÊ JÁ PREPAROU A TERRA? QUEM SABE É HOJE O DIA DE DEUS MANDAR A CHUVA SOBRE VOCÊ?

3) SABER AGUARDAR E ESPERAR O TEMPO CERTO DE AGIRMOS SEGUNDO O TEMPO DE DEUS

*FALAR SOBRE TEMPO CRONOS (CRONOLÓGICO)
*TEMPO KAIRÓS (TEMPO DE DEUS)


FINALIZAR A MENSAGEM CHAMANDO NA FRENTE AS PESSOAS.

ESBOÇO PARA MENSAGEM - TEMA: EM MEIO A CRISE EXISTE UMA PORTA

TEMA: EM MEIO A CRISE, EXISTE UMA PORTA
TEXTO DE REFERÊNCIA: APOCALÍPSE 3.8

“EU SEI AS TUAS OBRAS; EIS QUE DIANTE DE TI PUS UMA PORTA ABERTA, E NINGUÉM PODE FECHAR, TENDO POUCA FORÇA, GUARDASTE A MINHA PALAVRA E NÃO NEGASTE O MEU NOME.”




INTRODUÇÃO DA MENSAGEM:

1 Lugar: FALANDO SOBRE O LIVRO DE APOCALIPSE

* TRATA-SE DE UM LIVRO ESCATOLÓGICO
* NO 1 CAPÍTULO ENCONTRAMOS A REVELAÇÃO DE JESUS CRISTO A JOÃO, O PRÓPRIO JESUS GLORIFICADO APARECE PARA JOÃO.

*NO CAPÍTULO 2 E 3, JOÃO ESCREVE AS CARTAS AS IGREJAS DA PROVÍNCIA DA ÁSIA MENOR, DITADAS PELO PRÓPRIO SENHOR.

1 CARTA: IGREJA DE ÉFESO
2 CARTA IGREJA DE ESMIRNA
3 CARTA: IGREJA DE PÉRGAMO
4 CARTA: IGREJA DE TIATIRA
5 CARTA: IGREJA DE SARDES
6 CARTA: IGREJA DE FILADÉLFIA
7 CARTA: IGREJA DE LAODICÉIA

CADA UMA DESAS IGREJAS POSSUÍA SUAS VIRTUDES PECULIAR.


CONTEXTO HISTÓRICO

No momento da revelação, João esta aprisionado numa ilha chamada PATMOS: Localizada a 80 Km a sudoeste de Éfeso, no mar Egeu.

João tem essa revelação e escreve o livro de Apocalípse, no então, reinado do Imperador Romano Domiciano.
Domiciano deu a ordem de que todos os seus súditos deveriam lhe chamar de “SENHOR E DEUS”.
Vemos que a revelação da parte de Deus a João veio em meio a um período de tamanha perseguição da IGREJA, a qual profesava que somente Jesus Cristo era “SENHOR E DEUS”.
Provavelmente João foi exilado na Ilha de Patmos, por ocasião desta perseguição.


INICIANDO A MENSAGEM

João teve uma porta aberta na Ilha de Patmos:

1 Ponto: A ILHA COMO PROVAÇÃO

Deus permitiu João ir para a Ilha, para poder revelar-lhe coisas que ele jamais teria imaginado.

Jó 42.2

2 Ponto: A ILHA COMO LUGAR DE EXALTAÇÃO

Deus revela para João coisas maravilhosas à respeito do futuro da humanidade.
João tem intimidade com Deus.

3 Ponto: A ILHA COMO LUGAR DE DESTAQUE

Deus exalta João em meio a Ilha; aquilo que era para ser lugar de vergonha para João, passou a ser um lugar de vitória.

ESBOÇO PARA MENSAGEM - TEMA: AINDA HÁ MILAGRE EM MARA, VOCÊ CHEGARÁ A ELIM

TEMA
AINDA HÁ MILAGRE EM MARA, VOCÊ CHEGARÁ A ELIM.


Iniciando a Mensagem:

*Apanhado desde Abraão a Moisés:

Deus em Gn. 12, chama um homem chamado, até então, Abrão e lhe faz Promessas.
Ordena a Abraão que saia do meio da sua terra e que vá para um lugar, que o próprio Deus lhe mostraria.
Abraão sai; Deus muda o seu nome (simbolizando uma Aliança Nova). Também muda o nome de sua Mulher Sarai para Sara (Princesa), herdeira da promessa e lhes promete um filho.

Abraão: Abraham (Pai de multidões)
Sara: Princesa

*Falando de Isaque

Nasce Isaque após o contexto lamentável de Sara e Hagar, juntamente com Abraão e Ismael.
Isaque cresce e tem dois filhos (Jacó e Esaú).
Esaú era primogenito mas não deu valor a sua primogenitura e vendeu a mesma, por um guisado. Rebeca e Jacó enganam Isaque.
Jacó tem vários filhos e ainda José, o qual foi vendido por seus irmãos.
Indo assim parar no Egito e lá tornou-se governador do Egito, e através de José, toda a família de Jacó juntamente com seus irmãos e seus descendentes vão ao Egito e o povo passa a viver no Egito.
aproximadamente 400 anos após a morte de José, quando o faraó da época não conhecerá José, nem seus antepassados e havia escravizado o povo judeu, Deus levanta um homem chamado Moisés para ser o libertador e legislador do povo judeu.

Falando sobre Moisés e as 12 pragas até chegar o momento da libertação do povo.
O povo judeu após ser liberto vai para o deserto e Deus os guia através da coluna de nuvem durante o dia e uma coluna de fogo durante a noite.

FALAR SOBRE A TRAVESSIA DO MAR VERMELHO AtÉ CHEGAR AO CAPÍTULO 15 DE ÊXODO ONDE ESTÁ FUNDAMENTADO O TEMA.

INICIANDO A MENSAGEM

MARA (ÁGUAS AMARGAS)

ESBOÇO PARA MENSAGEM - TEMA: DEUS IRÁ RESTAURAR A TUA VIDA

TEXTO DE REFERÊNCIA: ZACARIAS 3. 1-5


INTRODUÇÃO:

1 Lugar: FALANDO SOBRE ZACARIAS

* Zacarias era profeta de origem sacerdotal
* Neemias 12. 35-41 mostra como Zacarias era sacerdote e tocava a trombeta na consagração dos muros de Jerusalém.
* Profeta Pós-Exilico, contemporâneo de Ageu, de Neemias e de Esdras.
* Zacarias e Ageu que animaram o povo de Judá e de Jerusalém na reconstrução do templo.


2 lugar: O LIVRO

*Trata-se de um livro considerado apocalíptico dividido em duas fases:

1 fase: vai do capítulo 1 ao capítulo 8; que trata justamente da restauração de Jerusalém e de Judá após a volta do Exílio.

2 fase: do capítulo 9 em diante encontramos profecias a respeito da vinda do Messias, tanto da primeira vinda como da Segunda.


CONTEXTO HISTÓRICO

Vimos que, Deus levanta o profeta Zacarias em meio a uma situação espiritual e social do povo de Israel tenebrosa, “podemos assim dizer”.

50.000 judeus (aproximadamente) voltaram da Babilônia.

Mas Deus sempre em meio a circunstâncias caóticas, Deus sempre faz milagres; Deus levanta alguém.

* SE NESTA NOITE VOCÊ ENTROU AQUI, ACHANDO QUE O TEU PROBLEMA NÃO TEM SOLUÇÃO; OUÇA O QUE EU VOU LHE DIZER:
DEUS É UM DEUS DE ABSURDOS; E A SABEDORIA HUMANA, NÃO SE COMPARA COM OS ABSURDOS DE DEUS.


INICIANDO A MENSAGEM

Já no capítulo 3 de Zacarias, Deus mostra para Zacarias, uma visão, à respeito do Sumo Sacerdote Josué; onde o mesmo esta perante Deus , com suas vestes sujas, e Satanás (o acusador) está ali para o acusar.

Josué simboliza a situação do povo

Mas Deus troca as vestes de Josué e põe uma mitra (diadema) com a seguinte inscrição: SANTIDADE AO SENHOR.

OU SEJA, DEUS RESTAURA A VIDA DE JOSUÉ.
NESTA NOITE DEUS VAI RESTAURAR A TUA VIDA HOJE;

DEUS É ESPECIALISTA EM RESTAURAR

* RESTAURAÇÃO DE SONHOS;
* DE PROJETOS;
* DE PLANOS
* DA FAMÍLIA
* DO EMPREGO

RESTAURAÇÃO ESPIRITUAL (EZ. 37)
RESTAURAÇÃO DA UNÇÃO
RESTAURAÇÃO DA GLÓRIA DO SENHOR (EZ. 43)
RESTAURAÇÃO DO TEMPLO (AG. 2.9)

RESTAURAÇÃO FINANCEIRA (JÓ 42.10)

DEUS VAI VIRAR CATIVEIRO HOJE AQUI

FALAR SOBRE A BENÇÃO DO PRIMEIRO DIA

3) SABER AGUARDAR E ESPERAR O TEMPO CERTO DE AGIRMOS SEGUNDO O TEMPO DE DEUS

*FALAR SOBRE TEMPO CRONOS (CRONOLÓGICO)
*TEMPO KAIRÓS (TEMPO DE DEUS)


FINALIZAR A MENSAGEM CHAMANDO NA FRENTE AS PESSOAS.

DONS ESPIRITUAIS

O BATISMO NO ESPÍRITO SANTO

“PORQUE, NA VERDADE, JOÃO BATIZOU COM ÁGUA,
MAS VÓS SEREIS BATIZADOS COM O ESPÍRITO SANTO,
NÃO MUITO DEPOIS DESTES DIAS”.
At. 1.5


A preposição “com” é a partícula grega “en”, que pode ser traduzida como “em” ou “com”.
O crente quando é batizado no Espírito Santo, recebe a “virtude” (Jo. 1.8). O termo original para “virtude” é a palavra “DUNAMIS”, que significa “poder real; poder em ação”.
O propósito principal do Batismo no Espírito Santo é o recebimento de poder divino para testemunhar de Cristo, para ganhar os perdidos para Ele, e ensinar-lhes a observar tudo quanto Cristo ordenou.
Sua finalidade é que Cristo seja conhecido, amado, honrado, louvado e feito Senhor do povo de Deus. (Mt. 28. 18-20; Lc. 24. 49; Jo. 5.23).
Poder (gr. dunamis) significa mais do que força ou capacidade; designa aqui, principalmente, o poder divino em operação, em ação.
Note que neste versículo Lucas não relaciona o batismo no Espírito Santo com a salvação e regeneração da pessoa.

Uma das doutrinas principais das Escrituras é o Batismo no Espírito Santo, porque Ele outorgará ao crente ousadia e poder celestial, para este realizar grandes obras em nome de Cristo, e ter eficácia no seu testemunho e pregação. (At. 2. 14-41; I Co. 12.7).

O Batismo no Espírito Santo ocorre uma só vez na vida do crente e move-o à consagração à obra de Deus, para assim, testemunhar com poder e retidão. A Bíblia fala de renovações posteriores ao batismo inicial do Espirito Santo (cf. At. 2.4; Ef. 5.18). O Batismo no Espírito Santo conduz, então, o crente a um relacionamento íntimo com o Espírito Santo, que deve ser renovado e conservado.

Lá no Velho Testamento, no livro do Profeta Joel, encontramos umas das mais belas profecias, com relação ao Batismo com o Espírito Santo.
( Joel 2. 28-32)

A DOUTRINA DO ESPÍRITO SANTO

É essencial que os crentes reconheçam a importância do Espírito Santo no plano divino da redenção. Sem a presença do Espírito Santo neste mundo, não haveria a criação, o universo, nem a raça humana (Gn. 1.2; Jó 26.13; Sl. 104.30). Sem o Espírito Santo, não teríamos a Bíblia (2 Pe 1.21), nem o NT (Jo 14.26), nem poder para proclamar o evangelho (At. 1.8). Sem o Espírito Santo, não haveria fé, nem novo nascimento, nem santidade e nenhum cristão neste mundo.

A PESSOA DO ESPÍRITO SANTO

Através da Bíblia, o Espírito Santo é revelado como PESSOA, com sua p´ropria individualidade (2 Co 3. 17,18; Hb. 9.14; I Pe 1.2).
Ele é uma pessoa Divina com o Pai e o Filho, Ele não é mera influência ou poder.
Ele tem atributos pessoais, a saber:

ELE PENSA (Rm 8.27)
SENTE (Rm 15.30)
DETERMINA (I Co. 12.11)
ELE TEM A FACULDADE DE AMAR E DELEITAR-SE NA COMUNHÃO. (JO. 14. 16-18).

À luz destas verdades, devemos tratá-lo como pessoa, que é, e considerá-lo Deus vivo e infinito em nosso coração, digno de nossa adoração, amor e dedicação.

DONS ESPIRITUAIS

Para realizar o trabalho do Senhor, o mesmo outorga dons espirituais aos fiéis da igreja para edificação e fortalecimento do corpo de Cristo.
Estes dons são uma manifestação do Espírito, através dos Santos, visando ao bem de todos (I Co 12. 7-11).
O Espírito Santo é o agente que implanta os crentes no corpo de Cristo, que é a sua igreja e que permanece nela, edificando-a, e nela inspirando a adoração a Deus, dirigindo a sua missão, escolhendo seus obreiros e concedendo-lhe dons, escolhendo seus pregadores, resguardando o evangelho contra os erros e efetuando a sua retidão. (I Co 3.16; Ef. 2.22; Fp. 3.3; 2 Tm 1.14; Jo 16. 8; I Co 3.16).

As diversas operações do Espírito são complementares entre si, e não contraditórias. Ao mesmo tempo, essas atividades do Espírito Santo formam um todo, não havendo plena separação entre elas.
Os termos que a Bíblia emprega para os dons espirituias descrevem a sua natureza.
Dons Espirituais (gr. pneumatika, derivado de pneuma, “espírito”). A expressão refere-se as manifestações sobrenaturais concedidas como dons da parte do Espírito Santo, e que operam através dos crentes.
Dons ou “dons da graça” (gr. charismata, derivado de charis, “graça”), indicam que os dons espirituais envolvem tanto a motivação interior da pesoa, como o poder para desempenhar o ministério referente aos dons.

“MAS A MANIFESTAÇÃO DO ESPÍRITO
É DADA A CADA UM PARA O QUE FOR ÚTIL.”
I Co. 12.7

EIS AÍ, A RELAÇÃO DOS DIVERSOS TIPOS DE DONS COM SUAS RESPECTIVAS EXPLICAÇÕES:

DOM DA PALAVRA DA SABEDORIA: trata-se de uma mensagem vocal sábia, enunciada mediante a operação sobrenatural do Espírito Santo. Tal mensagem aplica a revelação da Palavra de Deus ou a sabedoria do Espírito Santo a uma situação ou problema específico. (At 6.10; At 15. 13-22).

DOM DA PALAVRA DO CONHECIMENTO: Trata-se de uma mensagem vocal, revelando conhecimento a respeito de pessoas, de circunstâncias ou de verdades bíblicas.

DOM DA FÉ: Não se trata da fé para a salvação, mas de uma fé sobrenatural especial, comunicada pelo Espírito Santo, capacitando o crente a crer em Deus para a realização de coisas extraordinárias e milagrosas. É a fé que remove montanhas (At. 13.2), e que frequentemente opera em conjunto com outras manifestações do Espírito, tais como as curas e os milagres (Mc 11.22-24; Lc 17.6).

DONS DE CURA: Esses dons são concedidos à igreja para a restauração da saúde física, por meios divinos e sobrenaturais. Os dons de curas não são concedidos a todos os menbros do corpo de Cristo. (Mt. 4. 23-25; At 3. 6-8)

DOM DE OPERAÇÃO DE MILAGRES: trata-se de atos sobrenaturais de poder, que intervêm nas leis da natureza. Incluem atos divinos em que se manifesta o reino de Deus contra Satanás e os Espíritos malignos. (Jo 6.2)

DOM DE PROFECIA: É preciso distinguir a profecia aqui mencionada. Como dom ministerial na igreja (Ef. 4.11), a profecia é concedida a apenas alguns crentes, os quais servem na igreja como ministros profetas.
Como manifestação do Espírito a profecia esta disponível a todo cristão cheio Dele.

DOM DE DISCERNIMENTO DE ESPÍRITOS: trata-se de um dom do Espírito, para o portador do dom discernir e julgar corretamente as profecias e distinguir se uma mensagem provém do Espírito Santo ou não. No fim dos tempos quando os falsos mestres e a distorção do cristianismo bíblico aumentarão muito, esse dom espiritual será extremamente importante para a igreja. (I Tm 4.1; Jo 4.1).

DOM DE VARIEDADE DE LÍNGUAS: No tocante as línguas (gr. glossa, que significa língua) como manifestação sobrenatural do Espírito, essas línguas podem ser humanas e vivas (At. 2.4-6), ou uma língua desconhecida na terra “línguas dos anjos”. A língua falada através deste dom não é aprendida e quase sempre não é entendida, tanto por que fala, quanto por quem ouve.
O falar noutras línguas como dom abrange o espírito do homem e o espírito de Deus, que entrando em mútua comunhão direta com Deus, expressando-se através do Espírito mais do que da mente. e orando tanto por si próprio quanto por outrem através do Espírito.

DOM DE INTERPRETAÇÃO DE LÍNGUAS: trata-se da capacidade concedida pelo Espírito Santo, para o portador deste dom compreender e transmitir o significado de uma mensagem dada em línguas. A interpretação de uma mensagem em línguas pode ser um meio de edificação da congregação inteira, pois toda ela recebe a mensagem. (I Co. 14. 6, 13, 26).

ORIGENS BÍBLICAS E SUA INSPIRAÇÃO


ORIGENS BÍBLICAS E SUA INSPIRAÇÃO


1) A BÍBLIA COMO LIVRO
Os livros antigos tinham a forma de ROLO. (Ez. 2.9). Eram feitos de PAPIRO e PERGAMINHO.
O PAPIRO era uma planta aquática, que crescia junto aos rios e lagos, cuja entrecasca servia para a escrita.
Essa planta existe ainda hoje no SUDÃO, GALILÉIA E VALES DE SARON.
as tiras extraídas do papiro eram colocadas uma às outras até formarem um rolo de qualquer extensão.
Em certas versões da Bíblia o PAPIRO é mencionado como JUNCO.
Ex. 2.3; Jó 8.11; Is. 18.2

DO PAPIRO DERIVA-SE A PALAVRA PAPEL E SEU USO NA ESCRITA VEM DE 3000 a.C.

2) PERGAMINHO
PERGAMINHO é a pele de animais curtidas e polidas, utilizada na escrita. Seu uso é mais recente que o PAPIRO; vem dos primórdios da era Cristã.
II Tm. 4.13

3) COMO A BÍBLIA FOI ESCRITA

A Bíblia foi originalmente escrita em forma de rolo, sendo cada livro um rolo; Assim, vemos que a princípio, os livros Sagrados não estavam unidos uns aos outros.

4) O VOCÁBULO BÍBLIA

De onde vem este vocábulo? Vem do Grego, a língua original do Novo Testamento. É derivado do nome que os gregos davam a folha do PAPIRO preparada para a escrita, “BIBLOS”. Um rolo pequeno do PAPIRO era chamado “BIBLION” e vários deste uma BÍBLIA.
Portanto, literalmente, a palavra Bíblia quer dizer, coleção de livros pequenos.
Vale ressaltar que a escrita empregada no PAPIRO como no PERGAMINHO era manuscrita (a mão).

5) AS LÍNGUAS ORIGINAIS DA BÍBLIA

Hebraico e Aramaico para o velho testamento e Grego para o Novo Testamento.
Todo o Antigo Testamento foi escrito em hebraico - idioma oficial da nção judaica, exceto pequenas passagens de ESDRAS, JEREMIAS E DANIEL, que foram escritas em aramaico.
Os escritos em aramaico são: Ed. 4 á 6.16; 7. 12-26; Dn. 2. 4 à 7.28 Jr. 10.11

O ARAMAICO é um idioma semítico falado desde 2000 a. C; na Síria .

6) OS ESCRITORES DA BÍBLIA

Foram cerca de 40 os escritores da Bíblia. Esses escritores pertenceram às mais variadas profissões e atividades, escreveram e viveram distante uns dos outros em épocas e costumes diferentes. Levaram 1500 anos para escrever a Bíblia, e mesmo assim, ela não contém erros, nem contradições.

7) O TEMA CENTRAL DE TODOS OS LIVROS DA BÍBLIA

Jesus Cristo é o tema central. (Lc. 24. 27 e 44).
Considerando Cristo como Tema Central da Bíblia , os 66 livros ( sendo 39 no Velho Testamento e 27 no Novo Testamento), poderão ficar resumidos em 5 palavras.

* PREPARAÇÃO: todo o Antigo Testamento trata da preparação para o advento de Cristo; (Sacrifício de Abraão; Jonas).

*MANIFESTAÇÃO: os Evangelhos tratam da manifestação de Cristo ao mundo como redentor.

*PROPAGAÇÃO: os Atos dos Apóstolos tratam da propagação de Cristo por meio da Igreja.

*EXPLANAÇÃO: as Epístolas tratam da explanação de Cristo. São so detalhes da doutrina.

*CONSUMAÇÃO: O Apocalipse trata de Cristo consumando todas as coisas.


A INSPIRAÇÃO DAS ESCRITURAS


II Timoteo 3:15,16; I Pedro 2:2

“A Bíblia é a Palavra de Deus, a revelação divina para o homem, a infalível regra de fé e conduta. É superior à consciência e à razão, sem ser, todavia, contrária à esta.
Falando na inspiração das Sagradas Escrituras, o apóstolo Paulo disse em certa oportunidade à Timoteo: “Toda escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda a boa obra”. II Tm.3:16,17.
O apóstolo Pedro afirma que “(...) homens falaram da parte de Deus movidos pelo Espírito Santo”. II Pe. 1:21.
 Em Hebreus 1:1,2, nos diz que Deus primeiramente falou por intermédio dos profetas e logo por Seu Filho. Ninguém poderá ler a Bíblia sem notar que todos os escritores afirmam que escrevem e falam por autoridade divina, debaixo da direção do Espírito de Deus. A inspiração divina, faz então da Bíblia o livro de  Deus por excelência.

1) O Senhor, sancionou, sem reserva alguma, as Escrituras do Antigo Testamento.
“Porque em verdade vos digo: Até que o céu e a terra passem, nem um i ou um til jamais passará da lei, até que tudo se cumpra”. Mt. 5:18.

2) O livro é o produto de uma mentalidade de mestre. Os sessenta e seis livros da Bíblia foram escritos por uns quarenta escritores distintos, os quais viveram em lugares diferentes e abarcaram com suas obras um período de aproximadamente mil e quinhentos anos. Cada um de les, sem sabê-lo, contribui com uma parte essencial do todo, acrescentando às vezes aos escritos dos demais, esclarecendo outros, mas nunca contradizendo-os. Tal milagre só se pode explicar pelo fato de que existiu uma mentalidade mestre que dirigiu a pena destes autores.
I Pe. 1:10,11; Ap. 19:10; Jo. 5:39,46; Lc. 24:27.

3) As profecias à Cristo são maravilhosas; contudo mais extraordinária é a história de Jesus refletida na biografia dos patriarcas, na construção do tabernáculo e do templo, nos serviços religiosos, nos sacrifícios e cerimônias e em outros tipos e símbolos diversos.

4) As profecias bíblicas corroboram a divindade do livro. Ninguém senão o Deus todo poderoso, que conhece perfeitamente o futuro, poderia haver capacitado aos profetas para formularem com tanto luxo de detalhes predições relativas à indivíduos, cidades, nações e especialmente no que respeitam ao nascimento do Senhor Jesus, seu ministério, sua mensagem, sua morte e ressurreição e finalmente sua glória futura. I Pe. 1:10,11.

5) O nível moral da Bíblia demonstra sua divindade. Os ensinos da Bíblia proclamam o mais elevado nível moral de conduta que o homem conhece. Em realidade é tão elevado e santo que o homem jamais poderia alcançá-lo sem a ajuda divina. Nosso Deus é santo.

6) O criador do homem é o autor do livro. A Bíblia revela o homem ao homem mesmo, e penetra até as partes mais recônditas de seu ser. Hb. 4:12.

7) A Bíblia revela o único meio da salvação. Só Deus pode ensinar como obter o perdão e a purificação dos pecados e livrar-se dos maus hábitos e do poder demoníaco.
O plano da salvação é delineado de forma tão simples nos evangelhos que ainda a pessoa mais ignorante saberá como chegar-se à Deus. Rm. 11:33-36.

8) O mundo reconhece a divindade do livro. Todos os pensadores colocam a Bíblia numa classe separada e reconhecem seu caráter natural. É o livro por excelência, tem sido traduzido para mais idiomas e dialetos que qualquer outro livro e é o que goza de maior venda e circulação.
Foram escritas bibliotecas inteiras para interpretar suas páginas sagradas e os sábios mais ilustres da terra se inclinam em reverência, ante ela.

9) Sabemos que o livro é divino por seus resultados. Em todo lugar onde se lê, prega e obedece os preceitos bíblicos, tem-se observado a transformação de indivíduos e de nações inteiras. Os ensinos da Bíblia são bons e edificantes, pois incitam à virtude.

10) A Bíblia sobreviverá ao universo. As Sagradas Escrituras tem resistido às interpretações errôneas de seus adeptos. As forças de infidelidade tem atacado a Bíblia em numerosas oportunidades, mas nem ainda a menor torrezinha deste poderoso castelo da verdade tem sido derrubada. Sl. 119:89; Mt. 5:18.

 

ESBOÇO DE MENSAGEM - A IMPORTÂNCIA DO AZEITE

TEMA: A IMPORTÂNCIA DO AZEITE
TEXTO DE REFERÊNCIA: MATEUS 25. 1-13




INTRODUÇÃO:

1 Lugar: FALAR SOBRE A PARÁBOLA

* JESUS USA UMA LINGUAGEM DE PARÁBOLA PARA MOSTRAR A TODOS A IMPORTÂNCIA DE ESTAR VIGIANDO PARA A SUA VOLTA.
* A PARÁBOLA AO ANALISARMOS NO SENTIDO TEOLÓGICO DA COISA, VEREMOS QUE SE TRATA DE UM ASSUNTO ESCATOLÓGICO
*SIMBOLIZANDO A VOLTA DO SENHOR

EFESIOS 1. 13 E 14

“EM QUEM TAMBÉM VÓS ESTAIS, DEPOIS QUE OUVISTES A PALAVRA DA VERDADE, O EVANGELHO DA VOSSA SALVAÇÃO; E, TENDO NELE TAMBÉM CRIDO, FOSTES SELADOS COM O ESPÍRITO DA PROMESSA,

O QUAL É O PENHOR DA NOSSA HERANÇA.


INICIANDO A MENSAGEM

AZEITE: UM DOS SÍMBOLOS DO ESPÍRITO SANTO

O AZEITE ERA ALGO MUITO VALIOSO NAQUELA ÉPOCA E HAVIA UM GRANDE COMÉRCIO NA PALESTINA, NO EGITO.

A IMPORTÂNCIA DO AZEITE, OU O AZEITE SERVIA:

1- OFERTA DE MANJARES ( A FARINHA ERA AMASSADA COM O AZEITE) Nm. 17.19b

“e pela sua oferta ofereceu um prato de prata, do peso de cento e trinta siclos, uma bacia de prata, do peso de setenta siclos, segundo o ciclo do santuário; ambos cheios de flor de farinha amassada com azeite, para a oferta de manjares.”

2- AZEITE ESTA INCLUÍDO ENTRE AS OFERTAS DOS PRIMEIROS FRUTOS: EX. 23. 16

“E A FESTA DA SEGA DOS PRIMEIROS FRUTOS DO TEU TRABALHO QUE HOUVERES SEMEADO NO CAMPO, E A FESTA DA COLHEITA À SAÍDA DO ANO, QUANDO TIVERES COLHIDO DO CAMPO O TEU TRABALHO.”

ABRIR UM PARENTESE: LC. 24. 49
“FICAI EM JERUSALÉM, AtÉ QUE DO ALTO SEJAIS REVESTIDOS DE PODER.”

“Jesus falava do Batismo no Espírito Santo.

O azeite é tão importante quanto o Batismo.
A primeira coisa que os discípulos deveriam fazer é aguardadr o batismo, para poder darem fruto.

ATOS 1.8 “ MAS RECEBEREIS A VIRTUDE DO ESPÍRITO SANTO, QUE HÁ DE VIR SOBRE VÓS; E SER-ME-EIS TESTEMUNHAS TANTO EM JERUSALÉM COMO EM TODA A JUDÉIA E SAMARIA E AtÉ AOS CONFINS DA TERRA.”

3- O AZEITE ERA USADO COMO COMBUSTÍVEL PARA DAR A LUZ (ALUMIAR).

LV. 24. 2
“ORDENA AOS FILHOS DE ISRAEL QUE TE TRAGAM AZEITE DE OLIVEIRA, PURO, BATIDO, PARA A LUMINÁRIA, PARA ACENDER AS LÂMPADAS CONTINUAMENTE.”

ABRIR UM PARENTESE: O FOGO NÃO PODE SE APAGAR.

4- USAVA-SE O AZEITE NA CONSAGRAÇÃO DOS SACERDOTES

EXODO 29. 40

“COM UM CORDEIRO, A DÉCIMA PARTE DE UM EFA DE FARINHA, MISTURADO COM AZEITE.”

5- NO SACRIFÍCIO DIÁRIO.

6- NA PURIFICAÇÃO DO LEPROSO (REMÉDIO)

7-NO COMPLEMENTO DO VOTO DE NAZIREU

ENTENDEMOS COM ISSO A IMPORTANCIA DO AZEITE:

NOS DIAS EM QUE VIVEMOS O AZEITE CONTINUA SENDO ALGO PRIMORDIAL EM NOSSAS VIDAS.

SEM AZEITE NÃO SUBIREMOS AO CÉU COMO NOS MOSTRA A PARÁBOLA.
IS. 10. 7 “E ACONTECERÁ NAQUELE DIA, QUE A SUA CARGA SERÁ TIRADA DO TEU OMBRO, E O SEU JUGO DO TEU PESCOÇO, E O JUGO SERÁ DESPEDAÇADO POR CAUSA DA UNÇÃO.”

O AZEITE MARCA UM MINISTÉRIO
I SM. 16

SAMUEL VAI UNGIR DAVI
“AtÉ QUANDO TERÁS DÓ DE SAUL HAVENDO-EU O REJEITADO PARA QUE NÃO REINE SOBRE ISRAEL? ENCHE O TEU VASO DE AZEITE E VEM: ENVIAR-TE-EI A JESSÉ O BELEMITA; PORQUE DENTRE OS SEUS FILHOS ME TENHO PROVIDO DE UM REI.”

*FALAR SOBRE SAUL E A SUA DESGRAÇA MINISTERIAL

MINISTERIO MARCADO I SM. 16.13
“ENTÃO, SAMUEL, TOMOU O VASO DE AZEITE E UNGIU-O NO MEIO DOS SEUS IRMÃOS; E DESDE AQUELE DIA EM DIANTE, O ESPÍRITO DO SENHOR SE APODEROU DE DAVI.”

MILGRES ATRAVÉS DO AZEITE II RS. 4

SE TEM AZEITE TEM VASO
SE TEM VASO, TEM PODER

A IGREJA

A IGREJA

“POIS TAMBÉM EU TE DIGO QUE TU ÉS PEDRO
E SOBRE ESTA PEDRA EDIFICAREI A MINHA IGREJA, E AS PORTAS DO INFERNO NÃO PREVALECERÃO CONTRA ELA”.
Mt. 16. 18


O Significado desta passagem é que Cristo edificaria a sua IGREJA sobre a verdade da confissão de PEDRO.
Jesus emprega um trocadilho de palavras com Pedro (gr. Petros, que significa uma pedra pequena).
A seguir Ele diz: Sobre esta Pedra (gr. Petra que significa uma grande rocha maciça ou rochedo), edificarei a minha igreja.

PODEMOS ENTENDER COM ISSO:
É Jesus Cristo que é a pedra, o único grande alicerce da Igreja (1 Co. 3.11). Cristo é o fundamento da igreja. (1 Pe. 2. 4, 6 e 7; At. 4.11).

A IGREJA:

A palavra grega EKKLESIA (igreja) literalmente, refere-se à reunião de um povo, por convocação, ou seja, significa CHAMADOS PARA FORA (gr. EKKALEO).
Rm. 12. 1 e 2

A IGREJA É APRESENTA DESTA MANEIRA NA BÍBLIA:

1) A IGREJA COMO POVO DE DEUS (1 Co. 1.2; 1 Pe. 2. 4-10).

2)O AGRUPAMENTO DOS CRENTES REDIMIDOS COMO FRUTO DA MORTE DE CRISTO. (1 Pe. 1. 18 -23)

3)É UM POVO PEREGRINO (Hb. 13. 12-14)

4)A IGREJA É O TEMPLO DE DEUS E DO ESPÍRITO SANTO (Ef. 2. 11-22). Este fato, no tocante à igreja, requer dela separação da iniquidade e da imoralidade.
A igreja foi chamada para deixar o mundo e ingressar no no Reino de Deus. A separação da igreja do mundo é parte inerante da natureza da igreja e a recompensa disso é ter o Senhor por Deus e Pai (1 Co. 6. 16 - 18).

5) A IGREJA É O CORPO DE CRISTO E A CABEÇA DO CORPO É CRISTO (1 Co 6. 15, 16 ; Cl. 1. 18).

6) A IGREJA É A NOIVA DE CRISTO. ESTE CONCEITO NUPCIAL ENFATIZA TANTO À LEALDADE, DEVOÇÃO E FIDELIDADE DA IGREJA A CRISTO, QUANTO O AMOR DE CRISTO A SUA IGREJA E SUA COMUNHÃO COM ELA. (2 Co. 11.2; Ef. 5. 23 - 27).

7) A IGREJA É UMA COMUNHÃO (Gr. Koinonia). Isto inclui:

*A HABITAÇÃO NELA DO ESPÍRITO SANTO (Lc. 11.13; Jo 7. 37-39).
*A UNIDADE DO ESPÍRITO (Ef. 4.4)
*BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO (At. 8. 14-17)

8) A IGREJA É UM MINISTÉRIO Espiritual (gr. diakonia).

*ELA MINISTRA POR MEIO DE DONS (Gr. Charismata), OUTORGADO PELO ESPÍRITO SANTO (Rm. 12.6; 1 Co 1.7)

9) A IGREJA É UM EXÉRCITO ENGAJADO NUM CONFLITO ESPIRITUAL, BATALHANDO COM A ESPADA E O PODER DO ESPÍRITO (Ef. 6.17).

10) A IGREJA É A COLUNA E O FUNDAMENTO DA VERDADE (1 Tm. 3.15).
Ela funciona, assim, com o alicerce que sustenta uma construção. A igreja deve sustentar a verdadade e conservá-la íntegra, defendendo-a contra os deturpadores e os falsos mestres. (Jd. 3)

11) A IGREJA É UM POVO POSSUIDOR DE UMA ESPERANÇA FUTURA. ESTA ESPERANÇA TEM POR CENTRO A VOLTA DO SENHOR JESUS CRISTO PARA BUSCÁ-LA. (1 Tm. 6.14; Tt. 2.13; Hb. 9.28)

12) A IGREJA É TANTO INVISÍVEL COMO VISÍVEL

* A IGREJA INVISÍVEL É A UNIÃO DOS CRENTES VERDADEIROS, UNIDOS POR SUA FÉ VIVA EM CRISTO.
*A IGREJA VISÍVEL CONSISTE DE CONGREGAÇÕES LOCAIS, COMPOSTA DE CRENTES VENCEDORES E FIÉIS (Ap. 2.11, 17, 26), BEM COMO DE CRENTES PROFESSOS, PORÉM FALSOS (Ap. 2.2); CAÍDOS (Ap. 2. 5); ESPIRITUALMENTE “MORNOS” (Ap. 3. 16).