quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Deus procura adorador ou adoração?

Deus procura adoradores “... o Pai procura a tais...” ( Jo 4:23 ). Quando se há verdadeiro adorador, a adoração acontece. Portanto, Deus procura adoradores e estes, por sua vez o adorarão por estarem em Cristo, pois Ele é o verdadeiro Deus e a vida eterna.



“Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem" ( Jo 4:23 )

O que é necessário para adorar a Deus em espírito e em verdade? É necessário ser gerado de Deus, pois somente os nascidos do Espírito são espirituais e verdadeiros “O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito” ( Jo 3:6 ); "E nisto conhecemos que somos da verdade, e diante dele asseguraremos nossos corações" ( 1Jo 3:19 ).

Para adorar a Deus é necessário ao homem ser espiritual, e para ser espiritual é necessário ser nascido de Deus. Todo aquele que crê no Filho de Deus alcança a filiação divina ( Jo 1:12 ), pois aos que creem é concedido poder para serem feitos filhos de Deus: verdadeiros e espirituais ( Ef 4:24 ).

Todos os que creem no Unigênito Filho de Deus que foi enviado ao mundo nascem de novo ( Jo 3:16 ; Jo 3:5 ), pois Cristo é Espírito vivificante, o último Adão ( ICo 15:45 ), e todos que dele são gerados, são tal qual Ele é neste mundo “O primeiro homem, da terra, é terreno; o segundo homem, o SENHOR, é do céu. Qual o terreno, tais são também os terrestres; e, qual o celestial, tais também os celestiais” ( 1Co 15:48 -49; 1Jo 4:17 ).

Somente os filhos de Deus, aqueles que são gerados segundo o último Adão, podem adorar a Deus em espírito e em verdade, pois somente os filhos de Deus são espirituais e estão naquele que é verdadeiro ( 1Jo 5:20 ). Diante desta verdade o apóstolo Paulo escreveu aos cristãos em Éfeso demonstrando que eles foram criados segundo Deus em verdadeira justiça e santidade “E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade” ( Ef 4:24 ).

Todos que são criados segundo Deus são novas criaturas, pois estão assentados nas regiões celestiais em Cristo "Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo" ( 2Co 5:17 ; Ef 1:3 ).

Os cristãos são:
Filhos de Deus ( Gl 3:26 ; 1Jo 3:1 -2 );
Luz no Senhor "E a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más" ( Jo 3:19 ); "Porque noutro tempo éreis trevas, mas agora sois luz no SENHOR; andai como filhos da luz" ( Ef 5:8 ); "Porque todos vós sois filhos da luz e filhos do dia; nós não somos da noite nem das trevas" ( 1Ts 5:5 );
Pedras vivas ( 1Pe 2:5 );
Sacrifício vivo ( Rm 12:1 );
Sacerdócio real ( 1Pe 2:5 );
Templos de Deus ( 1Co 3:16 -17);
Herdeiros e coherdeiros ( Rm 8:17 ).

Todos os cristãos podem oferecer sacrifício a Deus, pois são templos, exercem sacerdócio real e podem oferecer os seus corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus em um culto racional. Todas as vezes que professam o nome de Cristo oferecem sacrifício de louvor, o fruto dos lábios ( Rm 12:1 ; Hb 13:15 ; Os 14:2 ; Pr 18:20 ).

A adoração não depende de templo, lugar, nacionalidade, sacrifícios, religiosidade, forma, rito, etc., pois Jesus mesmo disse que nem em Samaria nem em Jerusalém se adoraria o Pai, antes em espírito e em verdade.

Para adorar a Deus basta que o Pai e o Filho façam morada no homem ( Jo 14:23 ), e no homem regenerado temos todos os elementos essenciais ao culto: acesso a Deus, templo, sacerdote e sacrifício.

Tudo o que relatamos é consequência da fé em Cristo , pois Deus procura adoradores “... o Pai procura a tais...” ( Jo 4:23 ). Quando se há verdadeiro adorador, a adoração acontece. Portanto, Deus procura adoradores e estes, por sua vez o adorarão por estarem em Cristo, pois Ele é o verdadeiro Deus e a vida eterna.

Quando Abel e Caim foram adorar a Deus, resolveram oferecer voluntariamente uma oferta. Abel aproximou-se de Deus, pois cria na existência de d’Ele e que é galardoador dos que o buscam, e Deus primeiramente o aceitou, e depois a oferta. Ou seja, Deus aceitou em primeiro lugar o adorador, depois o sacrifício “Atentou o Senhor para Abel e para sua oferta...” ( Gn 4:4 ).

Caim foi diferente, apesar de saber que Deus existia, aproximou-se confiado que seria aceito pela oferta, e não porque Deus é galardoador dos que o buscam. Caim foi rejeitado, e depois foi rejeitada a sua oferta “... mas para Caim e para a sua oferta não atentou” ( Gn 4:5 ).

O escritor aos Hebreus ao fazer referencia a Caim e Abel, deixa claro que, Abel ofereceu a Deus mais excelente sacrifício do que Caim e, mediante a fé alcançou testemunho de que era justo. Em primeiro lugar é necessário alcançar o testemunho de Deus de que se é justo (justificação), e tudo o que for ofertado será aceito por Deus ( Hb 11:4 ).

Assim como Cristo não veio oferecer sacrifico, antes veio fazer a vontade do Pai ( Hb 10:5 -9), Deus procura aqueles que faça a sua vontade, ou seja, que creiam em Cristo ( 1Jo 3:23 ). Em primeiro lugar é necessário fazer a vontade de Deus e, somente assim, o sacrifício é recebido ( Hb 10:9 -10).

Portanto, Deus procura adoradores! Deus procura que os homens façam a sua vontade! Deus procura homens que o obedeçam, pois melhor é obedecer do que oferecer sacrifícios "Porém Samuel disse: Tem porventura o SENHOR tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à palavra do SENHOR? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros" ( 1Sm 15:22 ).

Os judeus sempre se ocupavam dos sacrifícios, mas quando foram concitados a obedecer a Deus, rejeitaram a sua vontade “E o seu mandamento é este: que creiamos no nome de seu Filho Jesus Cristo... “ ( 1Jo 3:23 ).

É no adorador que Deus estabelece o seu louvor, pois os adoradores assim são criados cheios do fruto de justiça para louvor e gloria da sua graça "Cheios dos frutos de justiça, que são por Jesus Cristo, para glória e louvor de Deus" ( Fl 1:11 ; Ef 1:6 ).

Nenhum comentário:

Postar um comentário