sábado, 3 de setembro de 2011

REFLEXÃO - A inveja de Satanás

Quando Satanás viu todos aqueles preparativos para a chegada do novo ser que iria ocupar tão excelente posição, desejou tal posição para si. Fez cálculos e achou que para adquirir a semelhança do Altíssimo, pois é um posição superior a de anjos, deveria subir. Ele se enganou RE-DON-DA-MEN TE. Deixou seu principado, a posição para qual foi estabelecido, ou seja, a sua função de segurança, e lançou-se na empreitada de se assentar no monte da congregação nas extremidades do norte.

- Quem quer pão? Ouvimos meu marido perguntar com entusiasmo.

Esta oferta se apresentou um tanto estranha. Houve até uma hesitação em atendermos à oferta.

Ele tem prazer em nos ver comer algo que ele mesmo tenha preparado. Vez por outra vai para a cozinha e prepara uma ‘mistureba’, até muita gostosa, que chamamos de “gororobinha” do pai. Mas, era algo inteiramente inusitado nos oferecer pão.

Passado o momento de desconfiança, saímos da sala onde estávamos e fomos ao seu encontro. Nossa desconfiança se revelou autêntica.

Cadê o pão pai? Perguntou meu filho.

- Gostaria de continuar aquele assunto que começamos sobre Satanás. Falou ele com os olhos bem abertos, um sorriso maroto na face e a Bíblia aberta na mão. – A Palavra de Deus é pão, e está bem aqui na minha mão. Quem quiser se servir é só tomar assento numa destas cadeiras. Ensinei a vocês que Satanás quis a semelhança do Altíssimo, e agora quero que vocês saibam POR QUE SATANÁS INTENTOU ALCANÇAR A SEMELHANÇA DO ALTÍSSIMO.

Fui a primeira a sentar.

Minha filha com os olhinhos cerrados e o canto da boca puxado para a direita disse: - Muito esperto isso, pai. Vou tomar assento.

Parecia estar zombando do termo: tomar assento.

- Ouvi um pregador dizendo que o orgulho o fez cometer este erro, pai. Disse nosso menino se assentando também.

- Isso pode até ser verdade, filho, veja o que a Bíblia diz sobre ele, falou meu marido mostrando a passagem bíblica de Ezequiel 28:12 e 13 “Assim diz o Senhor DEUS: Tu eras o selo da medida, cheio de sabedoria e perfeito em formosura. Estiveste no Éden, jardim de Deus; de toda a pedra preciosa era a tua cobertura: sardônia, topázio, diamante, turquesa, ônix, jaspe, safira, carbúnculo, esmeralda e ouro; em ti se faziam os teus tambores e os teus pífaros; no dia em que foste criado foram preparados” ( Ez 28:12 -13 ). O próprio Deus diz que Satanás era perfeito em formosura! Tais adjetivos, possivelmente despertou o orgulho de Satanás, a Bíblia também demonstra que Satanás morreu de INVEJA!

- O QUE? Perguntamos em coro.

- A inveja matou Satanás, ou seja, o separou de Deus.

Fez-se o silêncio.

- Vou explicar para vocês passo a passo. Falou ele abrindo a Bíblia bem no começo. Dava para perceber que era o livro de Gênesis.

- Leia aqui filha, em alto e bom som. Disse ele para a menina que atendeu com satisfação.

- E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança;...

- Somente até aí, filha, -disse meu marido interrompendo a leitura. - Vocês perceberam neste versículo alguma coisa que Satanás desejou? Perguntou, levantando e abaixando as sobrancelhas rapidamente.

- A semelhança, - respondi. – Tá começando a fazer sentido.

- Pois é. Quando Deus disse: -Façamos o homem, os anjos já existiam e ouviram O GRANDIOSO PROJETO de Deus. Imaginem vocês... Justamente o anjo perfeito em formosura, sábio e coisa e tal, que foi designado para guardar o Éden. Quão grande seria este projeto! Digam-me: de quem ele iria guardar o Monte Santo se nem o diabo existia ainda?

- Só podia ser de anjos, né pai? Respondeu nosso filho sob forma de pergunta.

- Isso mesmo filho! - Concluiu ele. A semelhança do Altíssimo era algo que estava oculto até que Cristo inaugurou a igreja. Nem mesmo os anjos sabiam direito desse assunto. Veja o que diz Romanos 16:25 "Ora, àquele que é poderoso para vos confirmar segundo o meu evangelho e a pregação de Jesus Cristo, conforme a revelação do mistério que desde tempos eternos esteve oculto". – O mistério foi estabelecido antes mesmo de ser criado o homem. Se o mistério decorria do projeto de Deus, segue-se que tal projeto estava oculto dos anjos.

- O que muita gente precisa perceber é que esta profecia de Gênesis tem dois tempos distintos: Façamos o homem à nossa imagem. Olhem o que diz no versículo 27: “E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou”, cadê a semelhança?"

- O Senhor quer dizer que Deus não criou o homem imagem e semelhança? Perguntou a menina.

- A Bíblia está dizendo que primeiro Ele criou o homem à sua imagem, e que no segundo tempo lhe daria a sua semelhança. Respondeu o pai com segurança.

- Quem inventou o futebol deve ter entendido isso pai! -Disse o menino dando risadinhas – Primeiro e segundo tempo.

Rimos gostosamente.

- Que isso menino? Brincou o pai continuando o ensino, pois os alunos estavam bem atentos.

- Mas no primeiro tempo houve uma falta grave, e a semelhança chegou bem mais tarde! Houve uma prorrogação do primeiro tempo. Disse ele querendo manter o clima alegre. – Para Adão receber a semelhança do Altíssimo, tinha que crer na Palavra de Deus, mas ele não creu. Então ele foi substituído no segundo tempo pelo segundo Adão, que é Cristo Jesus.

Ah amor, fala direito! Observei. – Só sei que quando a bola toca a rede é gol, é tudo o que entendo de futebol.

- Quando Satanás viu todos aqueles preparativos para a chegada do novo ser que iria ocupar tão excelente posição, desejou tal posição para si. Fez cálculos e achou que para adquirir a semelhança do Altíssimo, pois é um posição superior a de anjos, deveria subir. Ele se enganou RE-DON-DA-MEN TE. Deixou seu principado, a posição para qual foi estabelecido, ou seja, a sua função de segurança, e lançou-se na empreitada de se assentar no monte da congregação nas extremidades do norte. O plano parecia possível ao querubim da guarda e a uma terça parte dos anjos que ele conseguiu atrair. Abra a Bíblia no último livro, filho. Apocalipse 12:4 e leia para nós. Mandou ele.

O que alegra este homem é poder mostrar as verdades na Bíblia. Pensei comigo. Toda vez que ele tem a oportunidade de nos mostrar passagens bíblicas, dá para perceber seu semblante iluminar.

- E a sua cauda levou após si a terça parte das estrelas do céu, e lançou-as sobre a terra... Leu o menino em voz alta.

- Diferentemente do que Satanás pensava que tinha que subir acima dos seus companheiros para alcançar a SEMELHANÇA de Deus, foi necessário que Deus descesse para dar ao homem sua SEMELHANÇA. – Este grande engano causou a morte de Satanás. E, mesmo depois de separado de Deus, ele se esforçou para que o homem também não alcançasse a semelhança, sabendo que o homem foi criado para este propósito. Isso não se parece com inveja? Não parece inveja a atitude, até hoje, dele ficar em derredor dos salvos, rugindo, buscando a quem possa tragar? Perguntou o pai já em tom de discurso.

- Parece, pai, parece. Disse o menino e a menina juntos.

- Vamos verificar no dicionário o que é inveja? Perguntei com os olhos mais abertos que o normal.

- Eu busco, mãe. Meu filho se prontificou.

Em poucos minutos, estávamos focados no dicionário, procurando a palavra inveja na letra i.

inveja
in.ve.ja
sf (lat invidia) 1 Desgosto, ódio ou pesar por prosperidade ou alegria de outrem. 2 Desejo de possuir ou gozar algum bem que outrem possui ou desfruta. 3 O objeto que provoca esse desejo. Var: invídia.

- Nosso Deus! Satanás se enquadra mesmo no termo inveja! Observei um tanto impressionada. – Quão grandes coisas preparou Deus para nós.

- Pai, se um anjo especial, e bota especial nisso, teve inveja do que Deus preparou para nós, então... Disse nossa filha não encontrando palavras para terminar o raciocínio.

- Lúcifer rejeitou seu principado para lançar mão de uma posição que ele desconhecia e não sabia como alcançar. Lembram-se que era um mistério oculto? Mas, ele sabia que era a posição mais elevada entre as criaturas de Deus. E vocês sabiam que esta posição é tão elevada que é o ponto central do propósito eterno?!

- Eu não sabia, nem sei o que é propósito eterno. Mas se o próprio Deus teve que descer até esta Terra para nos trazer sua semelhança, então eu creio sim, que é a posição mais elevada e mais maravilhosa das criaturas de Deus! Quase bradou a menina com grande alegria.

- Pensava que seríamos anjos, - disse o menino com olhar parado e as mãos postas como se estivesse orando – Mas seremos mais do que anjos!

- "Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifestado o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é o veremos" ( 1 Jo 3:2 ) - Declamou nosso ilustre professor – Seremos semelhantes a Cristo!

Após um breve silêncio, o meu marido continuou: -Agora acompanhem o meu raciocínio: se Cristo é mais sublime que os céus, como diz a bíblia "Porque nos convinha tal sumo sacerdote, santo, inocente, imaculado, separado dos pecadores, e feito mais sublime do que os céus" ( Hb 7:26 ), nós seremos...

- Mais sublimes que o céu, pai? Concluiu e perguntou a minha filha.

-E é esta semelhança que Deus quis dar a nós, os que cremos em Cristo Jesus como diz as escrituras... Mais sublime que os céus!... Mas isto é assunto para outra aula. Concluiu o pai.

Depois de ter ouvido uma palavra tão maravilhosa, só nos restou cantar diversas vezes...

Então minh’alma canta a ti Senhor

Grandioso és Tu, grandioso és Tu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário