domingo, 13 de março de 2016

AS DISPENSAÇÕES - SÉRIE ESTUDO BÍBLICO RÁPIDO


Texto: Ef 1.10
 Assunto: As dispensações
 Tema: As dispensações ao longo das gerações


    Dispensação é um período de tempo em que o homem é provado a respeito de sua obediência a revelação da vontade de Deus.
    São sete as dispensações reveladas na Bíblia Sagrada. Elas se situam num período que se estande desde a criação do homem até o Trono Branco.


1.  Dispensação da Inocência – Gn 2.16-17
O homem foi criado em inocência e colocado em um ambiente perfeito e sujeito a simples prova, obediência. No entanto, o pecado privou o ser humano da presença de Deus. Esta dispensação teve seu fim com a queda do homem.


2.  Dispensação da Consciência – Gn 3.19
Também chamada de era da liberdade, pois o homem era livre para fazer como lhe agradasse. Esta dispensação durou 1656 anos, estendendo-se desde a queda de Adão até o dilúvio no ano 600 da vida de Noé.


3.  Dispensação do governo humano – Gn 11.6
Denominada assim por causa das leis humanas e governos que foram instituídos para regular a vida dos homens. Sua duração foi de aproximadamente 427 anos, iniciando-se no final do dilúvio e indo até a chamada de Abraão.


4.  Dispensação da promessa – Gn 12.1-3
Esta dispensação teve seu início com a chamada de Abraão e envolveu as promessas que Deus lhe fez. Ao escolher Abraão, Deus pôs de lado o governo humano e começou abrir caminho para execução do plano de redenção. Esta dispensação durou até Moisés quando Deus deu a Israel a Lei no monte Sinai.


5.  Dispensação da Lei – Êx 19.7
Período em que o povo de Israel deveria reger sua vida religiosa e política segundo a Lei dada por Deus a Moisés no monte Sinai. Teve duração até a manifestação de Cristo. Representando um período aproximado de 1.491 anos.


6.  Dispensação da graça – Jo 1.17
Também chamada de dispensação da Igreja e da ação plena do Espírito Santo. Nesta dispensação, o Espírito de Deus tem atuado junto aos homens mais que em qualquer outra época. Iniciou-se quando Jesus foi crucificado e o véu do templo foi rasgado. Esta dispensação irá até o arrebatamento da Igreja na 1a fase da sua segunda vinda.


7.  Dispensação do Milênio – Ap 19.11-21 início -  Ap 20.11-15

Seu início se dará com a manifestação “parousia” de Cristo na 2a fase da sua segunda vinda à terra, e findará com a instalação do Grande Trono Branco. O Governo do Milênio ou governo Divino será um regime teocrático, isto é, governo pessoal de Deus. No final do milênio, Satanás será será lançado no lago de fogo para ser atormentado eternamente. 


Escatologia
 Edivaldo Nascimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário