terça-feira, 15 de março de 2016

FAMÍLIA UM PROJETO DE DEUS - SÉRIE ESTUDO BÍBLICO RÁPIDO


Texto:     Gn 2.18-24
Assunto: Família
Tema:     Família, um projeto de Deus.

    A família é o grande projeto de Deus para o ser humano. É nela que homem e mulher – na condição de macho e fêmea, conforme foram criados por Deus - têm suas características físicas e psicológicas satisfeitas.
    Quando falamos sobre família, logo pensamos em casamento, pois é com essa união estável e legal que uma “nova família” tem início. Quando Deus estabeleceu a família, Seu propósito era criar um refúgio no qual homem e mulher vivessem em harmonia e paz: “Portanto, deixará o varão o seu pai e a sua mãe e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne” (Gn 2.24).

   
1.  O papel dos pais na família
Os pais são responsáveis pela formação dos filhos. A construção de um lar sólido dependerá da maneira como os pais se comportam dentro e fora de casa, pois os filhos são influenciados por aquilo que veem e ouvem.

·      Pv 22.6  Instrui o menino no caminho em que deve andar; e até quando...
·      Dt 6.7  E as intimarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa
·      Pv 13.24  O que retém a sua vara aborrece a seu filho, mas o que o ama a...
·      Pv 3.12  Porque o Senhor repreende aquele a quem ama, assim como o...

Nossas casas são pequenas igrejas. É nelas que transferimos nossa herança espiritual para nossos filhos. É em nossa casa que devemos dizer-lhes que existe um Deus, o qual é autor da vida, soberano e grande em poder.



2.  Procedimentos que afetam o desenvolvimento dos filhos
Na criação dos filhos existem atitudes que aparentemente são inofensivas, no entanto, elas contribuem negativamente para o crescimento e desenvolvimento dos filhos.

·      Rejeição
    Há pais que rejeitam um filho porque esperavam o nascimento de um menino e veio uma menina. Está cientificamente comprovado que o bebê, mesmo estando no útero materno, já é sensível a toda demonstração de acolhimento e amor ou de rejeição e ódio.

·      A preferência por um dos filhos
    A Bíblia registra relatos de famílias que sofreram amargamente com divisões nos lares.  (Gn 25.28) Os filhos de Isaque e Rebeca   (Gn 37.3) Jacó ama José

·      A superproteção
Há pais que pensam que os filhos são propriedades deles. A superproteção prejudica o desenvolvimento dos filhos, transformando-os em pessoas inseguras e medrosas 1Rs 2.2.  (Davi aconselha Salomão)

·      A liberdade excessiva
Há pais que deixam seus filhos fazerem o que querem. Os filhos crescem sem dar satisfação, nunca são corrigidos nos seus erros e tornam-se pessoas mal-educadas e abomináveis 1Sm 3.13. (Deus reprova os filhos de Eli)


                                               Família cristã – vínculos do amor

                                                        Editora Central Gospel 

Nenhum comentário:

Postar um comentário