quarta-feira, 16 de março de 2016

RESTAURAÇÃO DA FAMÍLIA - SÉRIE ESTUDOS BÍBLICOS RÁPIDOS

Texto:     ISm 30.1-4, 6, 8, 19
Assunto: Família
Tema:     Restauração da família


    Desde o princípio a família sofre constantes ataques por parte do inimigo, sua malignidade e violência continua a mesma. Inúmeras famílias tem sido alvo de seus violentos ataques. Existem muitas pessoas feridas dentro do lar, magoadas, com a alma sangrando, incapazes de vencer os traumas do passado ou superar os conflitos do presente. O intuito do inimigo é impedir qualquer tentativa de reconstrução. Vez ou outra, deparamos com pessoas dizendo que tudo acabou e que não há esperança, todavia, vale ressaltar que o poder de edificar e construir do Senhor Jesus, anula o poder de destruição do inimigo.
        ISm 30.1 - Os amalequitas com ímpeto tinha dado sobre Sul e sobre Ziclaque …
        Jó 1.13 - 19 - O ataque do inimigo é devastador.
        Jo 10.10 - O ladrão não vem senão a roubar, a matar e a destruir...


Áreas vitais que o inimigo atinge.
    Ao atacar as famílias, o inimigo procura atingir pelo menos cinco áreas vitais.
1º As finanças - A crise financeira tem abalado varias famílias e desfeito muitos casamentos. É verdade que as dificuldades financeiras pode advir de má gestão do dinheiro, gastos desnecessários, crise no mercado, desemprego, mas algumas vezes ela é resultado da ação maligna. Ml 3.10,11 - tem prosperidade para os que são fiéis, e o devorador será repreendido.
2º Os filhos - A juventude tem sido um dos alvos principais do inimigo. Jovens estão caindo em suas garras destruidoras. Sl 127.3 - Jovens são herança do Senhor. Não desista de seus filhos, lute por eles, ore por eles, ame-os. Um pai não pode aceitar que o inimigo leve seus filhos.
3º A saúde - A ansiedade, estresse e depressão são doenças emocionais, psicossomáticas dos nossos dias. Nem sempre essas doenças tem procedência maligna. IPe 5.7 - Deus tem cuidado de nós. Ele tem poder para nos libertar.
4º O casamento - A desvalorização do casamento é uma realidade presente em nossos dias. Esposos e esposas que não se entendem, vivem se alfinetando, vivem juntos, mas sem amor. Ef 5.28 - No casamento o amor tem que ser incondicional. Lute pelo seu casamento.
5º Harmonia familiar - A desarmonia familiar como resultado da ação maligna vem desde o Édem, e é real na atualidade, filhos que não se relacionam com os pais e vice e versa irmãos que não se falam. Ml 4.6 - Deus tem poder para intervir e converter a situação. Ore pela sua família.


Como restaurar a família
    Por mais caótica que seja a situação, mesmo que todas as circunstâncias apontem para um fim irreversível, Deus tem poder para restaurar a família. A restauração é um processo que envolve a participação humana. Vejamos quais atitudes que devem ser tomadas para uma restauração plena na família.
a- Choro profundo. ISm 30.4 - As lagrimas são a forma mais sincera de expressar nossos sentimentos. Não é sinônimo de fraqueza como pensam alguns.
b- Reação de inconformismo. ISm 30.6 - Muitos estão conformados com a derrota, aceitam passivamente a situação, não reagem e não creem em mudanças. Não podemos conformar com a perda de nossas famílias. Na crise devemos nos reanimar no Senhor, e busca-lo em oração.
c- Grande esforço. ISm 30.9,10 - Esforço é a mobilização de forças físicas, intelectuais, morais e espirituais, para vencer uma resistência ou dificuldade a fim de alcançar algum fim. Não existe vitórias sem lutas.
    Davi trouxe de volta suas esposas, seus filhos, seus bens, e fez mais, despojou os seus inimigos (ISm 30.18-20). Restauração completa é o que Deus tem para as nossas famílias. Não desista do seu casamento, não desista de seus filhos, não desista de seus sonhos, lute por eles e o Senhor lhe dará vitória.


Família, igreja e sociedade.
Editora Betel 

Nenhum comentário:

Postar um comentário