terça-feira, 29 de março de 2016

O PECADO E SUAS CONSEQUENCIAS

Texto:  Rm 5.12,21
Assunto:  O pecado
Tema:  O pecado e suas consequências

    O pecado é definido como transgressão da lei; rebelião; é errar o alvo; é andar em desacordo com os princípios divinos. Ele originou-se no coração de Lúcifer, quando ele intentou, orgulhosamente, ser igual a Deus. Não estava satisfeito em ser o querubim ungido, formoso e sábio (Ez 28.14;15).
    Destituído de todos os privilégios celestiais, Satanás achou no homem, a obra-prima de Deus, a maneira de “vingar-se” do Criador. Desta forma, arquitetou um plano para levar o homem a desobedecer a Deus e dar ouvidos às suas palavras de engano. 

1.   O pecado na natureza humana.
    A Bíblia diz que pelo primeiro homem, Adão, entrou o pecado no mundo. Por ser a humanidade descendente dele, todo ser humano já nasce em pecado.

·      Sl  51.5  Eis que em iniquidade fui formado, e em pecado me concebeu minha mãe.
·      Rm 3.23  Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus.
·      Rm 5.12  Pelo que, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo...
·      Rm 5.18Pois assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os...

2.   As consequências do pecado
A natureza pecaminosa traz várias consequências na vida do homem. Além disso, Satanás trabalha dia e noite para manter o homem preso ao pecado dos vícios, da mentira, do orgulho, da prostituição e finalmente conduz o homem a morte.

·      Morte física - O homem foi criado à imagem e semelhança de Deus como um ser imortal. Ele não morreria se não desobedecesse ao Senhor. Porém, a sentença depois da desobediência foi cumprida (Gn 2.17). Adão não morreu imediatamente; mas, a partir daquele momento, ele ficou sujeito à morte física.

·      Morte espiritual - Esta é entendida como a separação entre Deus e o homem. No momento em que Adão desobedeceu a Deus, ele morreu espiritualmente, pois perdeu a comunhão com o criador (Ef 2.1).

·      Morte eterna - Esta é a consequência da morte espiritual, também chamada na Bíblia de “segunda morte” (Ap 20.6). Para fugir desta morte é necessário que o homem reate sua comunhão com Deus através de Jesus Cristo (Jo 11.26).

3.   A solução para o pecado
É possível alcançar vitória sobre o pecado. Deus fez a sua parte oferecendo a salvação (Jo 3.16). Cabe ao homem tomar a decisão de aceitar Jesus como seu Salvador, tomando as seguintes decisões:

·      Arrepender-se – Este é o primeiro passo para a salvação. Arrependimento é tristeza pelos pecados cometidos e envolve mudanças de atitudes (At 3.19).

·      Confessar - É preciso confessar os pecados. Deus prometeu perdoar os pecados daquele que se arrepende e nunca mais se lembrar deles (Is 43.25).

·      Deixar o pecado - É preciso abandonar o pecado. O verdadeiro cristão está sempre fazendo um exame introspectivo para não continuar na prática do erro (Pv 28.13).

    Depois de aceitar Jesus, o crente não está imune ao pecado, pois o pecado continue existindo. No entanto, o hábito “prazer” de pecar já foi extinto da vida do novo crente (1Jo 1.8-9).   


   A importância do conhecimento

   Editora Central Gospel

Nenhum comentário:

Postar um comentário