quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Atos dos Apóstolos — Estrutura Literária

Atos dos Apóstolos — Estrutura Literária

Os apóstolos são incumbidos da grande tarefa: “Sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra” (At 1.8). Atos dos Apóstolos relata a respeito da concretização dessa incumbência. Ela não acontece através de um procedimento planejado pelos apóstolos, mas integralmente através de um acontecimento, que é determinado e dirigido pelo próprio Jesus. Esse acontecimento se desenrola em três fases, não subseqüentes uma à outra, mas entrelaçadas.

A primeira seção (cap. 1-7) nos apresenta os apóstolos como “testemunhas de Jesus em Jerusalém”, indo até o primeiro mártir, Estêvão, cujo sangue correu em Jerusalém. Estêvão, porém, faz parte dos “helenistas”, cuja existência já dirige o olhar para longe, além de Jerusalém. A perseguição desencadeada através de sua morte conduz, na segunda fase (cap. 8-12), ao cumprimento da incumbência de ser “testemunhas de Jesus na Judéia e Samaria”. Tudo se solta e se amplia, o evangelho pressiona para fora. Não apenas a Samaria é atingida, mas também o homem da longínqua Etiópia e o primeiro grupo de gentios, Cornélio e sua casa, em Cesaréia. O evangelho chega até Antioquia via Chipre, e ali estabelece um novo centro. Os portadores de todo esse movimento não são os apóstolos no sentido mais restrito. Apesar disso, porém, Pedro continua sendo a pessoa decisiva, e os apóstolos permanecem ocupando posições-chave em Samaria e Antioquia. Desse modo, o primeiro bloco volta a encaixar no segundo, e a conversão de Saulo de Tarso (cap 9), no meio da segunda seção, já prepara a terceira (cap. 13-28). Esse último bloco descortina, pois, como o próprio Jesus realiza sua incumbência de serem “minhas testemunhas até os confins da terra”, singularmente por meio da grandiosa obra de Paulo. Por sua vez, o cap. 15 (concílio dos apóstolos) e os cap. 21-23 (Paulo em Jerusalém) concatenam essa terceira parte com a primeira seção. “Jerusalém” continua sendo decisiva também no momento em que “Roma” surge no horizonte.

A estrutura do livro também pode ser definida de forma que a considerar uma divisão em duas grandes partes: primeira seção principal – capítulos 1-12 (Jerusalém e Palestina), personagem principal: Pedro; segunda seção principal –cap. 13-28 (Antioquia até Roma), personagem principal: Paulo. Também nesse caso as duas partes são interligadas por meio dos capítulos 9.1-23.

Nenhum comentário:

Postar um comentário