quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

ESBOÇO - Lo-Debar Não é o Seu Lugar

Lo-Debar Não é o Seu Lugar


Texto (IISm.9:1-13) “1 - Perguntou Davi: Resta ainda alguém da casa de Saul, para que eu o trate com bondade por amor de Jônatas? 2 – Havia um servo na casa de Saul cujo nome era Ziba. Chamaram-no que viesse a Davi. Disse o rei: És tu Ziba? Respondeu ele: Teu servo. 3 – Perguntou o rei: Não há ainda algum da casa de Saul a quem eu possa mostrar a bondade de Deus? Ziba respondeu ao rei: Ainda há um filho de Jônatas, aleijado de ambos os pés. 4 – Pergunto o rei: Onde está? Respondeu Ziba ao rei: Está na casa de Maquir, filho de Amiel, em Lo-Debar. 5 – Assim mandou o rei Davi trazê-lo da casa de Maquir, filho Amiel, em Lo-Debar. 6 – Vindo Mefibosete, filho de Jônatas, filho de Saul, a Davi, prostrou-se com o rosto em terra e se inclinou. Disse-lhe Davi: Mefibosete! Respondeu ele: Teu servo. 7 – Disse-lhe Davi: Não temas, pois de certo usarei de bondade contigo por amor de Jônatas, teu pai, e te restituirei todas as terras de Saul, teu pai, e tu sempre comerás pão à minha mesa. 8 – Mefibosete se inclinou, e disse: Quem é teu servo, para teres olhado para um cão morto tal como eu? 9 – Então o rei chamou a Ziba, servo de Saul, e lhe disse: Tudo o que pertencia a Saul e a toda a sua casa dei ao filho de teu senhor. 10 – Trabalhar-lhe-ás a terra tu e teus filhos, e teus servos, e rocolhe-rás os frutos, para que o filho de teu senhor tenha pão que coma. E Mefibosete, filho de teu senhor, sempre comerá pão à minha mesa. Tinha Ziba quinze filhos e vinte servos. 11 – Então disse Ziba ao rei: Conforme tudo o que o meu senhor, o rei manda a seu servo, assim fará ele. Assim Mefibosete comeu à mesa de Davi como um dos filhos do rei. 12 – Tinha Mefibosete um filho pequeno, cujo nome era Mica. Todos os que moravam na casa de Ziba era servos de Mefibosete. 13 – E Mefibosete morava em Jerusalém, porque sempre comia à mesa do rei, e era coxo de ambos os pés”

Introdução

Lo-Debar era o lugar dos excluídos, dos esquecidos, dos descriminados, dos rejeitados. Lo-Debar era um lugar de pessoas esquecidas pela sociedade. Era um lugar de viver escondido. Lo-Debar era conhecido como um lugar sem pastos, onde havia sequidão e miséria, e cujos os habitantes eram todos mendigo ou doentes. Às vezes, uma pessoa é exposta a sentimentos profundos, e isto, acaba influenciado em toda a sua vida, causando feridas em sua alma e cicatrizes começam a fazer parte da sua vida e às vezes, chegam num estágio quase incurável. Nesta hora, existe um Deus que tudo vê que tudo sabe, e tem conhecimento de tudo. Então, Ele te vê em Lo-Debar e ele te diz: Lo-Debar não é o seu lugar… Eu o teu Senhor vou te tirar de lá. Nesta mensagem quero falar que não vale apena viver em Lo-Debar.

Primeiro

LO-DEBAR É UM LUGAR DE SOFRIMENTO PROFUNDO

Quero falar pra você que está vivendo neste lugar tenebroso chamado Lo-Debar. Não perca a sua esperança, pois, o Senhor vai te visitar em Lo-Debar, Ele vai te tirar desse lugar de sofrimento. Olha meu irmão e minha irmã. Muitas vezes o inimigo quer nos calar e nos colocar neste lugar. O inimigo não quer que você fale das grandezas do Senhor, ele quer fechar a sua boca, o inimigo quer te calar. O Senhor fala contigo, não te preocupes, Ele vai te exaltar, o Senhor vai enviar o seu mensageiro, e com braços fortes Ele vai te tirar deste lugar de sofrimento que você está vivendo. Quantos servos e servas do Senhor, que antes estavam vivendo debaixo da graça e da presença do Senhor. Que antes estavam morando na casa do pai, mais devido às angustias, as perseguições, as tribulações da vida, foram atingidos pela seta diabólica do inimigo e hoje estão completamente isolados, abatidos, fracos, sem esperança vivendo num lugar que não é o que Deus tem reservado e preparado pra você. Talvez, você pode estar pensando que o Senhor se esqueceu de você, que o Senhor não lembra mais de você, que o Senhor se esqueceu das promessas que um dia Ele te fez. Talvez, você está vivendo neste lugar chamado Lo-Debar. Você não tem paz em seu coração, é só triste, é só sofrimento, são só angustias e tribulações. Olha Deus não se esqueceu de você não, Ele te fez uma promessa e Ele vai cumprir… Ainda que você não lembre mais… Deus não se esqueceu de você. Mefibosete era filho de Jônatas. Jônatas foi um grande amigo de Davi, que agora era o rei de Israel. Mefibosete estava vivendo neste lugar. Lugar de tristeza, de solidão, lugar de fracasso, lugar onde ninguém tinha valor algum. Mais um dia o rei se lembro da promessa e do pacto que tinha feito com Jônatas seu amigo. E ele perguntou: Será que não existe ninguém da casa de Saul para que eu possa recompensar? Mefibosete estava esquecido, jamais ele pensava que um dia ele iria sair dali com sua vida completamente restaurada. Quem sabe você está pensando desta maneira? Quem sabe você está pensando que para você não existe mais jeito? quem sabe você esta pensando que Deus se esqueceu de você? Não meu amigo, não minha amiga, não igreja do Senhor Jesus. Se você está pensando desse jeito, fica sabendo que isto são as artimanhas do Diabo para te calar. porque em Lo-Debar era o luar que as pessoas esquecia do seu passado. O inimigo quer que você se esqueça de quem você era… De como você era usado por Deus… De como você era cheio da unção do Espírito Santo e da presença do Senhor. Olha… Ainda que teu pai ou tua mãe te abandonar ou se esquecer de você. Saiba que nesta hora você poderá contar com a ajuda do Senhor porque, ele de ti jamais se esquecerá… O Senhor nunca vai te esquecer… Ele sempre estará de braços abertos te esperando e dizendo: "Vem filho meu, vem minha filha…. Eu estou aqui e quero te ajudar". O Senhor não se esquece de nada, Ele tem o controle absoluto em suas mãos. Davi quando soube que existia um neto de Saul e que ele ainda esta vivo e que ele era filho de Jônatas seu melhor amigo, ele mandou que fossem atrás de Mefibosete e trouxessem ele para o seu palácio para a casa real. É assim que Deus vai fazer contigo. Ele vai te visitar neste lugar… O Senhor vai ao seu encontro, Ele vai te tirar desse o próprio que você está vivendo. O Senhor Ele vai sara as suas feridas. Deus vai te libertar… Ele vai te resgatar dessa vida que você está vivendo. Aceita a ajuda do Senhor… Lo-Debar não é o seu lugar… Mefibosete quando ele soube que o rei estava chamando, ele veio ao encontro do rei. Faça isto você também! Sai do seu lugar, saia desta vida que você esta vivendo, deixa o Senhor te ajudar… Venha ao encontro do Senhor… Não importa, como está a sua vida. Não importa o que você fez… Não importa que tipo de vida você está levando. Deus está te chamado, ouça a voz do Espírito Santo falando contigo… Lo-Debar não é o seu lugar… Aceite a ajuda do Senhor… Sai de Lo-Debar e venha tomar posse da sua vitória… O Rei está te chamando, Ele quer fazer uma grande restituição em sua vida. Receba esta palavra de bênção e de vitória agora… Ai neste lugar aonde você está. Sai de Lo-Debar, e venha tomar posse da bênção e da sua vitória em nome de Jesus.

Segundo

LO-DEBAR LUGAR QUE DEUS NOS SURPREENDE

Mefibosete estava morando neste lugar. Mefibosete estava completamente esquecido. Quantas vezes você já falou: "Senhor onde o Senhor está… Pare que o Senhor não está me vendo? Onde o Senhor está… Oh meu Deus! Até parece que o Senhor não está olhando para o meu sofrimento? O Senhor esta vendo a minha situação? Olha em que estado de vida em cheguei. Senhor será que ainda o Senhor se lembra de mim? será que ainda eu posso ouvir a sua voz? Senhor socorre-me! Meu Deus venha ao meu encontro… E me tira desse lugar… Eu quero sair de Lo-Debar… Ajuda-me Senhor! Aí o tempo passa… E passa… E até mesmo você se esquece de alguma coisa que você pediu ao Senhor. Às vezes o seu sofrimento é tanto que você fica completamente sem ação… E quando você tornar a lembrar-se de alguma coisa, você diz que agora já é tarde, que já passou tanto tempo… Que até o Senhor já se esqueceu de você. Então, o Tempo passa… E quando você menos esperar… O Senhor envia o seu mensageiro até Lo-Debar para te tirar de lá… Meu irmão, você não está no esquecimento não! Deus vai te surpreender em Lo-Debar… Lo-Debar é terra de ninguém… Lo-Debar é terra dos excluídos… Em Lo-Debar você está completamente abandonado pelos homens, pelas pessoas, pela sociedade… Mais, por Deus não! O Senhor sabe que você está em Lo-Debar… O Senhor vai te surpreender e este problema que você está passando, que você está enfrentando, Deus vai te surpreender e você vai contemplar a presença, a grandeza do grande amor que o Senhor Deus tem por ti… Você é um príncipe!!! Você é uma princesa!!! e lugar de príncipe e princesa e na casa do Rei e na casa real. Sai de Lo-Debar agora, aceite a ajuda do Senhor.,.. Deus vai te surpreender… Ele vai mostrar para você que Ele é Deus em sua vida. Saiba que do nada Ele faz grandes coisas… Então, ainda que ninguém esteja. Ainda que ninguém se preocupe com você. Existe um Deus que neste exato momento está olhando pra você e ele te diz: "Filho, filha eu te amo tanto"… Sinta a Paz do Senhor… Sinta a presença do Senhor aí aonde você está. O seu Deus o teu Senhor e rei, não se esqueceu de você não!!! E tem mais… você está preocupado ou preocupada com as pessoas, se elas não estão se importando com você… Que ninguém está esta te vendo… Que ninguém está se importando com a sua dor, com seus sofrimentos. Saiba que acima de tudo, o mais importante não são as pessoas… O mais importante é você ter a certeza que o Senhor está se preocupando com você. Porque somente o Senhor Jesus pode te ajudar. sim, Somente o Senhor tem poder para mudar a história da sua vida. Deus vai te surpreender… Ele vai te tirar de Lo-Debar… É Ele que vai exaltar o seu nome para que todos saibam que Ele e Deus em sua vida.

Terceiro

DE LO-DEBAR PARA UM LUGAR UM LUGAR DE BÊNÇÃO E VITÓRIA

Quem sabe você está pensado que Deus esqueceu-se de você, só porque você está vivendo em Lo-Debar? Lo-Debar não é lugar para você viver realmente. Lo-Debar é um lugar onde sentimos dor, onde sentimos aflições, onde sentimos que não existe razão para viver. Lo-Debar é um lugar tenebroso, assombroso, de difícil sobrevivência. Lo-Debar é um lugar de choro, de dor, de pranto, de tristeza, de pobreza, de doença. Não sei como está a sua vida neste momento. Mais o teu Senhor está em viando o seu mensageiro agora em Lo-Debar. Olha, creia que Deus tem em suas mãos, o poder e a autoridade para tirar você deste lugar, dessa situação que você está vivendo. Assim como o rei da Davi se lembrou do pacto que ele tinha feito com Jônatas seu amigo e enviou o seu servo para ir ao encontro de Mefibosete e resgatá-lo daquela vida pobre e mesquinha que ele estava vivendo, assim o Senhor fará contigo. Mesmo Mefibosete estando calado portanto tempo, sem dizer para ninguém quem ele era, porque Lo-Debar era o lugar do esquecimento, lugar que as pessoas queriam esquecer do seu passado, lugar onde as pessoas ficavam de boca fecha. Talvez você esteja vivendo desse jeito, querendo esquecer o seu passado, querendo esquecer quem você foi ou o que você era. Mais tem uma coisa que você jamais vai se esquecer… É quem você foi ou o que você é agora. Olha chegou a sua hora… chegou o seu momento… Chegou a hora que o Senhor vai te tirar de Lo-Debar para te colocar em um lugar de bênção e de vitória. Ouça a voz do Senhor te chamado.. Venha de presa para a casa do Pai… O Senhor quer restaurar a sua vida. Ele vai restituir tudo que o inimigo tirou e roubou de você. Lo-Debar não é o seu lugar. Você que está afastado da presença do rei, o Senhor te chama, Ele quer te tirar de Lo-Debar. Você que está vivendo uma vida de sofrimento, de tristeza, de angustia, deixa o Senhor te tirar dessa situação… Aceita a ajuda do Senhor… Hoje o Senhor Ele quer te abençoar… Hoje o Senhor quer mudar a sua vida por completo… Sai de Lo-Debar e aceita a ajuda que o Senhor que Ele está te oferecendo. O Senhor vai te colocar num lugar de Benção e de vitória…. Creia e receba em sua vida… Deus vai te dar vitória.

Conclusão

Lo-Debar não é o seu lugar. Lo-Debar é um lugar de sofrimento profundo. Em Lo-Debar, Deus vai te surpreender. Deus vai te tirar de Lo-Debar, e vai te colocar num lugar de bênção e de vitória.

3 comentários:

  1. Glória à Deus. Lo Debar não é o nosso lugar. Só o Senhor Jesus pode fazer esta obra por que Ele nos ama. Eu creio. Shalom Adonai.

    ResponderExcluir
  2. Glória à Deus. Lo Debar não é o nosso lugar. Só o Senhor Jesus pode fazer esta obra por que Ele nos ama. Eu creio. Shalom Adonai.

    ResponderExcluir
  3. Tava aqui chorando pensando em toda minha vida, querendo mesmo esquecer de td, me sentindo sozinha, excluída, sem ninguém perto pra me dá um abraço, me sentindo esquecida por todos, minhas noites tem sido de lágrimas, e aparece essa mensagem linda q com certeza veio da parte de Deus...lode bar não é meu lugar, e o senhor vai me resgatar daqui e terei td em dobro q o inimigo me tirou...obrigada, glórias a Deus

    ResponderExcluir