quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Atos dos Apóstolos — Unidade Literária

Atos dos Apóstolos — Unidade Literária

Se no evangelho Lucas pôde se basear em muitas fontes, esse não foi o caso em Atos. Possivelmente houve um relato de viagens, que ele passou para o livro nos trechos transmitidos em primeira pessoa, “nós”. Outras fontes, no entanto, não podem ser comprovadas.

Por isso podemos considerar Atos um livro de estilo e unidade peculiares, escrito por um único autor.

Entretanto, na transmissão desse livro encontramos dificuldades nos manuscritos. Atos dos Apóstolos se nos apresenta em duas formas textuais gregas diferentes e, em parte, consideravelmente divergentes. Por um lado temos o texto alexandrino, encontrada nos manuscritos Vaticano, Sinaítico, Alexandrino e Códice Efraimita, como também nos papiros p45 e p74. É uma tradição que vai até o século III e é, em geral, a forma textual mais confiável.

Por outro lado, existe o texto ocidental, que encontramos no Códice Beza Cantabrigiense, na versão latina e siríaca e também é citado pelos pais da igreja Irineu e Tertuliano. Em alguns aspectos o texto data do século II, mas não é muito confiável, pois em muitos trechos é possível perceber uma revisão intencional do texto alexandrino (cf. At 8.37; 15.29).

Por isso o texto alexandrino, via de regra, é considerado o texto original. Há exceções ocasionais que precisam de fundamentação sólida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário