sábado, 19 de janeiro de 2013

ESBOÇO - O Sacrifício que nos trouxe a vitória

Texto (Jo 19:15a-16)
Eles, porém, clamavam: Fora! Fora! Crucifica-o! Então Pilatos o entregou para ser crucificado.
Introdução

Já se passaram, mais de dois mil anos, foi a muito tempo atrás, que aconteceu o maior sacrifício de todos os tempos, nunca houve um ato de amor tão grande como este que Jesus demonstrou na cruz, ele se ofereceu em nosso lugar, através do sacrifício de Jesus, hoje temos paz com Deus, hoje somos livres para adorar ao Senhor, hoje você pode diz: “(Estou livre! Livre e liberto da condenação eterna)”.

O que foi que aconteceu na cruz? Quais os benefícios que isto nos trouxe? Veremos algumas verdades e benefícios que Jesus na cruz do calvário ofereceu para toda a humanidade.

I - NA CRUZ OS NOSSOS PECADOS FORAM PERDOADOS

(IPe 2:24) “Carregando ele mesmos em seu corpo, sobre o madeiro, os nossos pecados, para que nós, mortos aos pecados, vivamos para a justiça”. Pedro, declara nesta passagem bíblica que Jesus carregou em seu corpo os nossos pecador, aquela cruz era minha, a cruz é sua, a cruz era de toda a raça humana, o castigo que nos trouxe a paz, estava sobre ele. Na cruz, Jesus fez uma troca, enquanto nós passamos todos os nossos pecados, todas as nossas iniquidade e condenamos Jesus a morte, ele provou que nos ama, ele se entregou por nós, ele simplesmente trocou de lugar, ele nos tirou da cruz, porque a cruz seria o nosso destino, mas. Jesus disse: “Olha, vocês não precisam ter medo, vocês não precisam se preocupar, pois, foi pra isto que eu vim ao mundo, deixa que eu subirei nesta cruz no lugar de vocês”. Ou glória! Nesta hora, Jesus tomou os nosso pecados, nesta hora, ouvi uma troca, que troca foi esta? Nós passamos a morte para Jesus e ele nos passou a vida, ele nos deu vida e vida com abundância. Na cruz os nossos pecados foram perdoados. João batista disse: (Jo1:29b)“Eis o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”.

II - NA CRUZ O PREÇO DO NOSSO RESGATE FOI PAGO, E A DÍVIDA CONTRA NÓS FOI CANCELADA.

(Ipe 1:18-19) “Sabendo que não foi mediante cousas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados do vosso fútil procedimento que vossos pais vos legaram, mas pelo precioso sangue, como de cordeiro sem defeito e sem mácula, o sangue de Cristo”. Pedro, fala que na cruz o nosso resgate foi pago. Mas, o que é uma resgate? É o preço que se paga para obter uma coisa, uma objeto, uma propriedade ou uma pessoa, que alguém conserva e possuia em seu poder. Algumas espécies de sacrifícios podiam ser considerados como resgates, desta maneira Jesus Cristo deu a sua vida para nos resgatar. (ITm 2:6a): “O qual a si mesmo se deu em nosso resgate por muitos” Agora, Pedro estava dizendo que o ouro, que é o bem mais valioso dessa terra juntamente com a prata, nada disto tinha valor para nos resgatar. A nossa dívida era alta. Mais muito alta, que nem o ouro poderia comprar, mas, foi através do seu sangue precioso de Jesus que fomos resgatados. Em (Cl 2:14) diz que a nossa dívida foi cancela. “Tendo cancelado o escrito de dívida, que era contra nós e que constava de ordenanças, o qual nos era prejudicial, removeu-o inteiramente, encravando-o na cruz” O escrito de dívida era um certificado escrito com a letra do devedor. Desta forma nós éramos considerados culpados devido os nossos pecados. Jesus pagou a nosso dívida, Ele cancelou, anulou, o pecado nos separava de Deus, mas Jesus através do seu sangue no justificou e Ele nos declarou livres, Não existe nenhuma condenação para aquele que aceitaram Jesus. Antes, o diabo tinha o controle, éramos escravizados por ele, mas agora não, não devemos mais nada. Quem intentara acusações contra os escolhido de Deus? Ninguém, você é livre.

III - NA CRUZ A PORTA DA SALVAÇÃO FOI ABERTA

(AT 4:12) “Não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos”. A humanidade estava condenada, estava perdida, esta destinada a perecer, estamos sem esperança, mais Jesus, Ele nos tirou do lamaçal do pecado, Ele nos tirou das garras do inimigo, Ele nos tirou do calabouço, Ele quebrou as algemas, Ele quebrou as corrente, Jesus nos libertou e se Ele nos libertou verdadeiramente somos livres. Mas, para você alcançar este benefício, é necessário você aceitar Jesus como seu único e suficiente salvador. Nenhum outro nome pode salvar. Jesus é o caminho a verdade e a vida, Ele abriu a porta, a porta esta aberta, mas em breve, ela vai se fechar, não é necessário você ficar de fora, Jesus te ama, Ele quer te salvar, deixa Jesus tocar em seu coração, abra a porta do seu coração e deixa Jesus entrar.

IV - NA CRUZ OUVI A RECONCILIAÇÃO DE DEUS COM O HOMEM
(IICo 5:18) “Ora, tudo provém de Deus, que nos reconciliou condigo mesmo por meio de Cristo, e nos deu o ministério da reconciliação” O homem estava no pecado e Deus abomina do pecado, mas Ele ama o pecador e não quer o homem pereça. O ato de reconciliação é feita com amor. Dentro de uma casa, mãe e filha não se falavam, passavam anos. após anos, e não havia meios para as duas se entenderem. Chegou um ponto que a situação ficou insuportável ao ponto da filha sair de casa e nunca mais voltou. Um dia a filha recebe uma carta, dizendo para ela retornar com urgência para cada de seus pais. Ela então resolveu voltar para casa e ver o que estava acontecendo. Quando a moço chegou na rua da casa de seus pais, ela avistou de longe uma senhor saindo da com muita presa, ao se aproximar da residência, ela viu que a casa estava cheia, ela entro correndo, ao entrar dentro de casa ela perguntou o que esta acontecendo? e quem era aquela senhor que saiu ás presa. Sua irmão lhe dirigindo a palavra disse: Nosso pais esta internado e o quadro dele é gravíssimo. Aquele senhora é nossa mãe. Então, a moça se dirige ao hospital, ao entrar na sala, ela ficou frente a frente com sua mãe, nenhuma das duas falaram nada, seu pai olhando mãe e filha, frente a frente, com um gesto singelo e vendo que as duas não se falavam, ele com um pouco de lágrimas nos olhos, se esforça, pegou na mão de sua filha e colocou sobre seu peito, depois, pegou a mão de sua esposa e colocou sobre a mão de sua filha em seu peito, foi desta maneira que ele morreu, unindo as duas, mãe e filha. Quando Jesus morreu na cruz ali, Deus nos uniu com Ele. É isto que significa o ato da reconciliação. A reconciliação foi feita em amor, os nossos pecados nos separava de Deus, mas quando Jesus levou sobre si todos os pecados, em Jesus ouvi a nossa reconciliação com Deus. Jesus, Ele é a ponte que nos reconciliou, que nos uniu novamente com Deus, agora podemos desfrutar do amor de nosso Pai.

V – NA CRUZ FOMOS SARADOS
(Is 53:4-5) “Certamente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido. Mas ele foi traspassado pelas nossas transgressões, e moído pelas nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados”. Hoje não é mais necessário você continuar enfermo, hoje não é mais necessário você ficar sobre carregado, Jesus, Ele levou sobre si todas as dores, todas as enfermidades, Ele te cura, Ele cura a sua alma, Ele cura o seu espírito e se você está angustiado, se você está perplexo diante da situação, se você não esta mais aquentado, chegou ao fim, está no limite e atua luta e grande, o desespero já tomou conta, eu quero te dizer, que existe solução para os seus problemas, existe solução para a sua vida e a solução é Jesus. Ele te toma nesta hora, Ele segura nas tuas mãos e te diz: Não temas, pois, Eu Sou Contigo, não te preocupes porque, Eu Sou o teu Deus, o Deus que te sara, o Deus que te curar, o Deus que te protegi, o Deus que te guia, Eu Sou Deus, que removerei todas as barreiras e todos os obstáculo da sua vida. Se hoje você está enfermo, doente, ou com problemas, não importa, qual seja os seus problemas se você crer em Jesus, ele tem poder para te curar, ainda que o homem, ou seja, que os médicos te dissera que não tem mais jeito, ainda que o inimigo colocou um ponto final na historia da sua vida e te disse que tudo está terminado pra você, que não tem mais jeito, eu quero te dizer, que é Jesus, quem da a última palavra na sua vida, o médio colocou um ponto final, o inimigo colocou um ponto final, mais Jesus coloca uma vírgula na história da sua vida e mudará a tua sorte. Creia, confia, deixa Deus trabalhar, deixa Deus agir, pois, operando Deus, quem impedirá?

VI - NA CRUZ JESUS VENCEU A MORTE
(ICo 15: 54-57) “E, quando este corpo corruptível se revestir de incorruptibilidade, e o é que mortal se revestir de imortalidade, então se cumprirá a palavra que está escrita: tragada foi a morte pela vitória. Onde está, ó morte, a tua vitória? Onde está, ó morte, o teu aguilhão? O aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei. Graças a Deus que nos dá a vitória por intermédio de nosso Senhor Jesus Cristo”. O que é um aguilhão. Um aguilhão era uma vara que ser via para conduzir gado, tendo numa das extremidades um ferro de ponta aguçada. Aguilhão da morte é uma espécie de foice que o inimigo usa para ceifar as vidas, ou seja, está foice é o pecado. Satanás tem destruído muitas vidas, o inimigo tem ceifado muitas alma com o aguilhão do pecado, mas na cruz Jesus venceu a morte, e o que isto quer dizer, o que isto significa, o que isto muda? O que muda, o que significa e o que quer dizer: Quer dizer que, através do grande sacrifício que Jesus Cristo fez na Cruz do calvário, ali, Ele destruiu com poder da morte, ali, Ele desarmou o inimigo e quando Ele morreu, Jesus desceu, até as profundezas do inferno e tomou a chave das mão de Satanás e agora Jesus tem o poder sobre a morte, E Jesus declaro com voz forte e potente Ele disse: Onde está o morte o teu aguilhão? Traga foi a morte pela vitória. Jesus nos deus a vitória na cruz, aleluia! Jesus venceu morte, Ele foi as primícias, com está vitória, hoje você tem esperança que o seu corpo na ficará numa tumba fria e nem no pó da terá, mas Jesus, mediante a ordem do Pai, ao soar a última trombeta, os mortos ressuscitarão primeiro e depois nós os que estiverem vivos quando este dia chegar seremos transformados e subiremos e estaremos para sempre com o Senhor Jesus.

Conclusão
Na cruz recebemos vários benefícios e quais foram estes benefícios? Os benefícios que recebemos na cruz de Cristo foram: Na cruz os nossos pecados foram perdoados, na cruz o preço do nosso pecado foi pago e a dívida contra nós foi cancelada, na cruz a porta da salvação foi aberta, na cruz ouvi a reconciliação de Deus com o homem, na cruz somos sarados, na cruz Jesus venceu a morte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário